TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPLEXO EDUCACIONAL DOCE INFÂNCIA

Por:   •  3/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

COMPLEXO EDUCACIONAL DOCE INFÂNCIA

ALUÍSIO VIEIRA DE SOUSA JÚNIOR

ANA BEATRIZ ALMEIDA DE SOUSA

DANILO DAMASCENO GONSALVES

ECIVAN PEREIRA DE SOUSA

EMILLY CIRQUEIRA DIÓGENES ROCHA

GUILHERME AUGUSTO ALENCAR MENDES

IGOR BRITO DELFINO

ÍTALO JOSÉ DOS SANTOS SILVA

JOÃO VICTOR BARROS PIMENTEL

KARINA E SILVA GAZOLA

LUÍS FERNANDO DA PURIFICAÇÃO SANTOS

MARESSA JEMYMA MANARY FERREIRA

MARIELE SOUSA MEIRELES

MARYANA DOS SANTOS SILVA

RIANE MARTINELLI TOZI

SARA DE AMORIM SOUSA

[pic 1]

BALSAS - MA

SETEMBRO/2017

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        2

2 – OBJETIVOS        3

2.1 Objetivo geral        3

2.2 Objetivo específico        3

3 – JUSTIFICATIVA        4

4 – REVISÃO TEÓRICA        5

5 – METODOLOGIA        8

6 – CRONOGRAMA        9

7 – BIBLIOGRAFIA        10


1 – INTRODUÇÃO

Consoante ao dicionário Aurélio, ambiente hospitalar é o “Estabelecimento próprio que se destina ao tratamento e à internação de pessoas doentes ou feridas”. Além de ser o local que é procurado quando se tem alguma dúvida impetuosa sobre a saúde de um indivíduo. Local este que tem a estrutura própria para atender as necessidades de quem o procura; seja com exames, seja com cirurgias (no caso dos grandes centros) ou até mesmo quando simplesmente se quer mais informações sobre alguma possível anomalia.

Partindo desse ponto de vista que o presente tema foi escolhido, já que se tem a possibilidade de mostrar o funcionamento de um pequeno ambiente hospitalar (uma espécie de postinho), que contará com equipes para informar, tirar dúvidas e demonstrar procedimentos básicos como: tipagem sanguínea, teste de hepatite, teste glicêmico, aferição de pressão, dicas de nutrição e de como se proteger em relações sexuais; ações simples, porém de suma importância para a obtenção de uma nova mentalidade. Pois o presente trabalho tem por finalidade mostrar aos ouvintes a importância de se cuidar e tratar de eventuais males que forem descobertos; já no estágio inicial da doença.

Já que além de medidas profiláticas, as pessoas serão orientadas para saberem como, onde e porque a obtenção de um tratamento especializado é importante. Outro ponto forte da escolha do tema foi a possibilidade de não só falar, o que pode causar monotonia a quem assiste, mas sim falar e mostrar, porque as pessoas se sentem mais atraídas e aprendem melhor quando se demonstra a utilização prática daquilo que elas estão aprendendo.

Todo o projeto foi organizado com base em pesquisas sobre as áreas que serão tratadas dentro da mini Unidade Básica de Saúde (UBS). E explicar alguns procedimentos, ou seja, passar conhecimento de forma clara e objetiva, usando-se de meios visuais para melhor entendimento sobre o tema.

2 – OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Demostrar a realização de exames práticos e rápidos, porém essenciais para a manutenção de uma boa saúde. Além de alertar sobre fatores de risco associados à hipertensão, hepatite, obesidade, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e algumas doenças e curiosidades sobre o sangue. Pois, desse modo os espectadores estarão cientes de que é imprescindível tomar medidas profiláticas e prezar por sua saúde.

2.2 Objetivo específico

  • Promover gratuitamente dicas de uma alimentação saudável e eficiente;
  • Auxiliar na descoberta dos tipos sanguíneos pela realização da tipagem;
  • Aferir pressão;
  • Realizar testes rápidos de hepatite;
  • Medir a taxa de glicose no sangue;
  • Aconselhar sobre a relevância de um sexo seguro;
  • Promover a curiosidade individual e coletiva sobre o ambiente hospitalar e a importância de tratar as doenças em seu estágio inicial;
  • Encorajar a doação de sangue, pois tal processo ajuda a salvar vidas;
  • Mostrar a importância de conhecer previamente o seu tipo sanguíneo;
  • Cuidar da alimentação para evitar oscilações na pressão, e doenças como obesidade e diabete.

3 – JUSTIFICATIVA

O Ambiente hospitalar é um local de indescritível importância na sociedade, pois apresenta profissionais capacitados a realizar exames, tratamentos e tirar dúvidas dos pacientes. Procurando assim cuidar do bem-estar e encontrar meios de “curar”, ou aliviar o sofrimento do mesmo. A principal proposta deste projeto é apresentar informações sobre o quão importante é prezar e prevenir por uma boa saúde. Sendo assim, serão avaliados elementos como: o valor de uma boa alimentação acompanhada de exercícios diários; a importância de um sexo seguro; além de testes rápidos de hepatite, diabetes e tipagem sanguínea. Dicas e testes essenciais que buscam identificar e alertar sobre possíveis doenças, para que assim o indivíduo possa estar ciente de uma possível anomalia e procurar os profissionais da área o quanto antes. Dessa forma, procura-se ensinar, de forma clara e eficiente os pilares de uma vida mais saudável.

O projeto tem uma nobre relevância e uma grande contribuição social; pois o tema partiu do interesse e da necessidade de priorizar ações que visem a doação sanguínea, já que muitos hospitais apresentam uma grande carência de bolsas de sangue, o que acarreta uma perda significativa de vidas. Além de mostrar a importância de fazer check-ups mensais, para descobrir doenças em seu estágio inicial e assim garantir uma melhor qualidade de vida.

Como é sabido, é de suma importância que o ambiente hospitalar apresente profissionais capacitados e que amem o que fazem, além de salas limpas, materiais esterilizados e todos os equipamentos necessários para realização de exames, tratamentos e cirurgias. Analogamente, o presente tema aprimora e serve de base para alguns estudantes que apresentam o interesse acadêmico de cursar faculdades na área da saúde; e para isso e por causa disso o ambiente de realização do trabalho seguirá o mesmo modelo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com