TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cerrado

Por:   •  2/7/2018  •  Seminário  •  6.703 Palavras (27 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO PAULA SOUZA DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TECNICA ESTADUAL DE CIDADE TIRADENTES

TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MEDIO

TITULO:CERRADO

São Paulo

2015

CENTRO PAULA SOUZA DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TECNICA ESTADUAL DE CIDADE TIRADENTES

TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Titulo:Cerrado

                                                         Carborina:

                                                    Karen Gombio No20

Larissa Nathalia No24

Maria Eduarda Da Silva Do Nascimento No30

Mayara Marques No33

Matheus Guilherme No34

Trabalho apresentado como exigência parcial, para a obtenção de menção. Curso técnico em Química a escola técnica de cidade Tiradentes. Professor (a) orientador (a): Viviane

                                                                               

São Paulo

2015

Sumario:

Introdução:        4

Localização:        5

Bioma no Cerrado        6

Clima:        7

Vegetação:        10

Flora:        15

Fauna:        15

População:        17

Bibliografia:        23

Conclusão:        24

Introdução:

  Cerrado é o nome dado as savanas que tem como características principais suas arvores baixas,arbustos espaçosos e gramíneas,ele tem varias classificações com(cerradão, cerrado típico, campo cerrado,entre outras).

  Além de ter mais de 197 milhões de hectares de território brasileiro ele é considerado o segundo Bioma mais produtivo,as principais características de seu Bioma é seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma variação entre chuvosa e seca.

Localização: 

  [pic 1][pic 2]        

  O Cerrado é um domínio fitogeográfico do tipo savana que ocorre no Brasil. Está presente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo, Rondônia, Roraima e no Distrito Federal, ocupando cerca de 22% do território brasileiro. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas, como a soja, a pecuária extensiva e a carvoaria.

  As savanas do Brasil são uma vegetação que tem diversas variações fisionômicas, pelas grandes áreas que ocupam do território brasileiro. Com 2 milhões de quilômetros quadrados, a extensão da área do cerrado só perde para a da floresta amazônica.

Bioma no Cerrado

 

 [pic 3]                [pic 4]

 Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.

Cerrado brasileiro.

  Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás o cerrado cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro sendo o segundo bioma mais produtivo do país. Formações de cerrado podem ser encontradas em outras regiões do país como áreas de transição pra outros ecossistemas. Essas áreas de transição de cerrado são chamadas de ecótonos ou periféricas e estão nas divisas com a Caatinga, a Amazônia e a Mata Atlântica.

  A principal marca do bioma cerrado são seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido, com uma estação chuvosa e outra seca. Entretanto, na região do cerrado encontram-se três das maiores bacias hidrográficas do país, sendo este bioma o berço de rios caudalosos como o São Francisco. Acredita-se, pois, que as peculiaridades da flora (troncos tortuosos e com casca espessa...) se devam à falta de alguns micronutrientes específicos e não à falta de água necessariamente.

  Os solos nestas regiões são geralmente muito profundos,antigos e com poucos nutrientes, exigindo uma adaptação da flora que possui, geralmente, folhas grandes e rígidas, além de, algumas espécies, apresentarem depósitos subterrâneos de água como uma espécie de adaptação às queimadas constantes, permitindo que elas voltem a florir após o incêndio. Outra adaptação são as raízes bastante profundas podendo alcançar de 15 a 20 metros por causa da distância do lençol freático até a superfície.

  Aliás, os incêndios criminosos são as principais ameaças a esse bioma. Até os anos 70 o solo do cerrado era considerado improdutivo, mas, com a evolução da tecnologia a região tornou-se responsável por cerca de 40% da produção de soja no Brasil e mais de 70% da produção de carne bovina. Sem contar que, além das inúmeras minerações e carvoarias que vem destruindo cada vez mais o cerrado, a pressão do crescimento populacional das cidades, principalmente em Minas Gerai

é na região Centro-Oeste, tem colocado o cerrado entre os biomas mais ameaçados do mundo.

  Acredita-se que o cerrado brasileiro seja o tipo de savana mais rico em biodiversidade do planeta com mais de 4.400 espécies vegetais endêmicas (de um total de 10.000 espécies), 837 espécies de aves e 161 espécies de mamíferos.

  Mesmo assim, a despeito de toda a riqueza natural do cerrado e de seu povoamento tardio, hoje ele conserva apenas 20% de sua área total. Diversas tentativas no sentido de preservá-lo vêm sendo tomadas, mas até então, apenas cerca de 6% de sua área natural está protegida pela lei sob a forma de Unidades de Conservação (UC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (364.8 Kb)   docx (221.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com