TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumismo Compulsivo

Por:   •  16/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .................................................................... PÁGINA 2
  2. CONSUMO CONSCIENTE ................................................. PÁGINA 3
  1. ASPECTOS DO CONSUMO CONSCIENTE ................ PÁGINA 3
  2. GRANDES QUESTÕES................................................. PÁGINA 4
  3. FORMAS DE ECONOMIZAR O DINHEIRO .................. PÁGINA 5
  1. CONSUMO COMPULSIVO ................................................. PÁGINA 6
  1. ONEOMANIA ................................................................. PÁGINA 6
  2. COMO IDENTIFICAR O CONSUMO COMPULSIVO .... PÁGINA 7
  3. PROPAGANDAS E MÍDIA ............................................. PÁGINA 7
  1. EFEITOS COLATERAIS DO CONSUMO COMPULSIVO NO FINANCEIRO........................................................................ PÁGINA 8
  2. EFEITOS COLATERAIS DO CONSUMO COMPULSIVO NO MEIO AMBIENTAL ......................................................................... PÁGINA 8
  3. CONCLUSÃO ....................................................................... PÁGINA 9
  4. BIBLIOGRAFIA .................................................................... PÁGINA 10

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho você aprenderá sobre as definições de um consumo consciente e um consumo compulsivo. Este é um tema que não é muito ressaltado, porém é de extrema importância que seja discutido e estudado. Hoje em dia muitas pessoas ao redor do mundo têm crises de ansiedade causadas por este problema, que é nomeado de consumo compulsivo. Já no que diz respeito ao consumo consciente, nele podemos encontrar a solução para estes problemas e muitos outros.

  1. CONSUMO CONSCIENTE

O consumo consciente é ter em sua mente as consequências provocadas por ele. Ter hábitos de consumos saudáveis e fazer escolhas pensando nas consequências que elas trarão no futuro. O consumo consciente pode ser: sustentável ou responsável, ele altera a forma de comprar coisas e utilizar elas. Ser um consumista consciente é ter conhecimento, saber de suas ações e pensar sobre impactos que podem causar para a sociedade, para a economia e ao meio ambiente.  

O consumo consciente traz diversos benefícios a vida, ele não está apenas relacionado com a vida dos seres racionais, mas também como a vida dos outros que dependem da nossa preservação com a terra e os recursos que ela nos dá. Evitar o desperdício de água ou a poluição ambiental já é estar praticando o consumo consciente. O objetivo do consumo consciente é trazer reflexões a nossa vida sobre os impactos que podem gerar agora e no futuro.

Consumir conscientemente faz com que não tenha gastos desnecessários e acabe se afundando em dívidas. A partir de todos os assuntos que envolvem o consumo consciente percebemos o quão útil ele é e a diferença que faz em nosso cotidiano. O impacto que esse ato faz sempre vai ser de maneira positiva, ninguém sai perdendo e todos agradecem.

2.1 - ASPECTOS DO CONSUMO CONSCIENTE

- Controlar gastos;

- Pensar em como organizar financeiramente;

- Entender e fazer com que a vida financeira melhore;

- Pesquisar em mais lugares preços antes de consumir.

Podemos comprar algo que é considerado muito caro por um preço mais barato em outro lugar se fizermos uma pesquisa antes de efetuar a compra. Um exemplo típico de nosso cotidiano é em uma feira. Antes de começarmos a comprar vamos até o fim da feira vendo os preços, para depois voltarmos comprando no lugar que está por um preço mais favorável. O que consequentemente te faz estudar o que consome.

Outro exemplo disso são as compras online, elas nos facilitam no momento de fazer a pesquisa dos preços, pois mesmo sem sair de casa podemos consultar vários sites de lojas, observando os seus valores e conseguindo obter o seu melhor custo-benefício.  

Também é importante que procuremos os sites que são confiáveis para não corrermos o risco de efetuar a compra e perder o dinheiro, que possivelmente pode trazer um transtorno financeiro no bolço, até porque os custos dos produtos hoje em dia estão subindo cada vez mais e os salários estão ficando estagnados. Então pesquisar é fundamental para ter um bom consumo consciente.

2.2 – GRANDES QUESTÕES

- Como posso controlar os gastos?

Pode começar por fazer uma divisão do salário mensal. Tudo deve ser organizado de maneira consciente, que caiba em seu orçamento e seja de total realidade. A seguir temos uma sugestão de como organizar sua divisão salarial:

50% - Necessidades: alimentação, moradia, despesas e transporte

30% - Desejos: viagens, compras e plataformas digitais pagas

10% - Metas: estabilidade financeira, faculdade e investimentos

10% - Imprevistos: saúde, manutenção e emergências

Geralmente a maior parte do salário deve ser usado para as necessidades, fazer uma planilha de suas finanças ajuda a ficar por meio do seu orçamento pessoal. E é claro que tem muitas outras formas de fazer divisões, como abrir mais divisões dentro do seu salário e mudar as porcentagens. Essa planilha deve ser planejada com cuidado e organização, mas não a nada melhor como economizar o seu dinheiro e poder fazer mais coisas do que deseja.

- Como iniciar o consumo consciente em meu cotidiano?

Perguntas básicas antes de comprar um produto pode mostrar a você se realmente tem necessidade de ter aquilo. Exemplos:

- Vou usar?

- Posso esperar mais?

- Existem outras opções?

- Vai ser útil?

Se toda vez que for comprar algo, comece a fazer essas perguntas, assim, você verá como faz a diferença nos seus gastos, não comprando coisas desnecessárias. Essas perguntas quando feitas antes de realizar uma compra, te dará ciência se é preciso ou não ter este produto ou se está comprando por impulso. Se começar a usar esse tipo de técnica você irá perceber o quão faz bem ter o consumo consciente no cotidiano.

- Como criar o hábito de fazer consumos conscientes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com