TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toc Transtorno Compulsivo Obsessivo.

Pesquisas Acadêmicas: Toc Transtorno Compulsivo Obsessivo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  6.226 Palavras (25 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 25

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO

VALCICLENE CARDOZO GOMES DE MELO

TRANSTORNO OBSESSIVO E COMPULSIVO

Rio Branco AC

2013

VALCICLENE CARDOZO GOMES DE MELO

TRANSTORNO OBSESSIVO E COMPULSIVO

Trabalho de pesquisa apresentado como nota parcial da avaliação N2 da disciplina de Psicofarmacologia , ministrada pelo docente Pablo José.

Rio Branco AC

2013

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

1. COMPORTAMENTO................................................................................................4

2. O QUE É ISTO, COMPORTAMENTO SOCIAL................................................5-7

2.1 Definição de Comportamento Social...............................................................7-8

2.2 Propriedades distintivas do comportamento social........................................8

2.3 Produção Agregada............................................................................................9

3.GENÉTICA E COMPORTAMENTO SOCIAL.........................................................10

4. O COMPORTAMENTO SOCIAL E AS RELAÇÕES HUMANAS...................10-11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................13

Introdução

Ao falar sobre TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, entenderemos que se trata numa linguagem do dia-a-dia de manias e frescuras, que as pessoas tem cotidianamente como: possuir características de organização, asseio, e raciocínio analítico, mas o excesso e o desequilíbrio de comportamentos associados a essas características são tão grandes que elas acabam por se tornar, por vezes, desorganizadas, improdutivas, e descuidadas. A pessoa com TOC em geral vive um intenso e solitário sofrimento, criando a falsa e desesperadora impressão de que ela é a única pessoa com esse problema. O trabalho também ira relatar sobre vários comportamentos que lembram o TOC e nem por isso precisão ser tratados, como hábitos, superstições e rituais presentes em nossa sociedade.

1 - Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos. Estes pensamentos são ideias persistentes, impulsos ou imagens que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia.

A pessoa portadora de TOC tenta ignorá-los ou eliminá-los através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo.

Há cerca de uns 15 anos, o TOC havia sido considerado como um transtorno de prevalência bastante rara, em virtude dos estudos da década de 1950 que apontavam para uma prevalência de cinco pacientes para cada 10.000 pessoas (ou 0,05%) (DEL-PORTO, 2011). Atualmente, no entanto, o TOC já ocupa o quarto lugar dentre os transtorno psiquiátrico mais comum, ficando atrás apenas das fobias, do abuso de substância e da depressão maior (JENIKE, RAUCH, CUMMINGS, SAVAGE e GOODMAN, 1996 apud Ibidem).

Estima-se que nos dias de hoje, o Transtorno afete entre 2 a 3% da população geral. A idade média de seu início ocorre no final da adolescência ou por volta dos 20 anos. Os homens geralmente desenvolvem a doença aos 17,5 anos de idade, enquanto a idade média de início para as mulheres mostra-se um pouco superior – 19,8 anos (RASMUSSEN e EISEN, 1990 apud LAMBERT, 2006).

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez maiores causas de comprometimento por doença. Assim sendo, o TOC representa desde então, um transtorno de extrema importância para a saúde pública. Além de bastante frequente, o Transtorno apresenta também altas taxas de comorbidades com outros transtornos psiquiátricos. Em uma pesquisa, avaliando 8.580 indivíduos, Torres e colaboradores encontraram 114 portadores de Transtorno obsessivo-compulsivo, e destes, 62% tinham alguma comorbidade. Essas taxas chegam a 89%. (DINIZ et al., 2004).

As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.

O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo é mais facilmente identificado como manias, como por exemplo, lavar as mãos 20 vezes por dia, não dormir enquanto não verificar se a porta está trancada algumas vezes, não conseguir se controlar e alinhar os quadros até da casa dos outros, colecionar objetos inúteis como jornais velhos ao ponto de impedir a livre circulação pela casa, etc.

Também se refere a pensamentos fixos como, por exemplo, estar contaminado por bactérias, pensamento fixo de que alguém que você gosta pode morrer, dúvidas esmagadoras quanto a questões irrespondíveis como “para onde vamos quando morremos?”, “estão pensando mal de mim”, etc.

...(Ana Beatriz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com