TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano

Por:   •  8/5/2020  •  Tese  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

                                                         O Desenvolvimento Humano

Medir o desenvolvimento de um pais não traz só o intuito simplesmente de calcular médias ou parâmetros monetários que são avaliados, e nos apontam a pobreza de uma população que pode estar acima ou abaixo da linha imaginaria da pobreza, mostrando que o ser humano é capaz de fazer com a renda que possui. Com isso temos um parâmetro usado chamado Índice de desenvolvimento humano levando em conta também não só a renda, mas sim as variáveis como nível de escolaridade, e expectativa de vida, o IDH faz comparações com variáveis encontradas em quase todos os países fazendo com que nós podemos olhar não só para países vizinhos mais sim com vários outros pelo mundo. O IDH tem como o objetivo de dar um contraponto ao PIB Produto interno bruto que é um medidor muito utilizado, mas ele não mostra por exemplo onde seria o melhor lugar para se morar ou se as pessoas estão felizes.

Brasil, céu e inferno aqui neste documentário podemos ver as condições críticas da cidade de Melgaço onde não a agua tratada e o esgoto corre a céu aberto considerado o pior município do Brasil segundo os critérios da ONU, ao contrário de Melgaço a cidade de Águas de São Pedro, cidade onde a agua é a base de sua economia pois a cidade vive somente do turismo. O município tem o segundo melhor IDH do Brasil em 2014.

Os extremos da saúde pública da melhor cidade de São Paulo que é São Caetano do Sul com o melhor IDH da saúde em 2014 sendo que os hospitais ali são todos públicos, já em Melgaço a saúde é precária, faltando remédios e fazendo com que os médicos vão a público reclamar da falta de auxílio a população.

Na educação Melgaço tem um número assustador no número de pessoas não alfabetizadas sendo que de 24 mil pessoas 12 não saber ler, escrever e sequer frequentam a escola, onde 681 pessoas frequentam o Ensino Médio onde crianças que sabem ler e escrever são uma raridade de serem encontradas e na escola de ensino Ensino infantil que deveria atender 800 alunos está fechada a 2 meses. Já em São Caetano do Sul a criança tem desde cedo aluas de informática robótica e música o que ajuda em outras disciplinas.

34 milhões de brasileiros vivem ainda sem água tratada e a outra metade da população não tem acesso a rede de esgoto temos inúmeras cidades onde possuem um bom saneamento, mas em conta partida possuímos cidades onde a descaso total com a população, onde em alguns lugares você tem agua e esgoto de qualidade são cobradas altas taxas de ambos e outros ne mesmo isso acontece.

Além disso o número de doenças que são transmitidas nas cidades onde não há tratamento de agua e esgoto são de alta porcentagem e em cidades bem resolvidas temos poucos casos de doenças transmitidas desse modo, o Brasil no ranking de saneamento básico ocupa a posição de número 102 assim podemos observar o total descaso dos governantes com a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com