TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dia Que Durou 21 Anos

Artigos Científicos: O Dia Que Durou 21 Anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

FICHA TÉCNICA:

Título: O Dia que Durou 21 Anos Gênero: Documentário Direção e Roteiro: Camilo Tavares Produção: Karla Ladeia Trilha Sonora: Dino Vicente Fotografia: Luiz Myiasaka, Cleumo Segond, Márcio Menezes e André Macedo Duração: 77 min. Ano: 2012 País: Brasil Estúdio e Distribuidora: Pequi Filmes; Pesquisa/Referência: Portal R7,Portal O Globo.

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO

O documentário se refere ao Golpe Militar de 1964, que ocorreu na madrugada do dia 31 de março para o dia 1º de Abril em que o comando do governo do Brasil, na época exercido pelo então Presidente João Goulart, foi tomado pelos militares. O filme revela a decisiva participação dos norte-americanos na preparação e execução do Golpe de Estado através de documentos secretos, instalando 21 longos anos de ditadura militar no País.

AVALIAÇÃO CRÍTICA

O documentário contribui para esclarecer a obscuridade que existiu por trás do Golpe Militar, que para alguns, era mérito dos militares brasileiros. Porém, percebe-se através da revelação de documentos secretos como: áudios de ligações da Casa Branca, à manipulação e o total envolvimento do governo americano. Ao contrário do que se pensava, o Golpe de estado foi muito bem planejado. Desde 1962 o presidente dos Estados Unidos John Kennedy já arquitetava o plano com o secretário de Estado Americano e Embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordan.

O mundo vivia a guerra fria e no Brasil já existiam movimentos sociais como os sem-terra, representação coletiva da massa rural. João Goulart eleito pelo voto popular representava um ameaça aos Estados Unidos devido suas ideias comunistas. Segundo relatos no filme, o Presidente John Kennedy caracterizava Goulart como: orgulhoso, esquerdista, agressivo e hostil. Para enfraquecer João Goulart, os norte-americanos patrocinaram financeira e politicamente opositores que através de fortes propagandas, convenceram o povo brasileiro a ficar contra o governo brasileiro. Os Americanos temiam que o Brasil se transformasse na segunda revolução Cubana e influenciasse os países da América Latina. Com esta manobra não houve resistência, até porque Jango, como era chamado na época, estava sozinho, por isso a proporção da facilidade do Golpe.

Compreende-se com total clareza o quanto o povo brasileiro foi induzido a aderir o movimento. As promessas de liberdade e democracia pela revolução contribuíram para o deslumbre da população. O povo não notou a participação dos americanos, portanto não tinha como perceber os interesses puramente econômicos dos Estados Unidos. Resultando numa das mais longas ditaduras da América Latina. Com a Instauração do movimento de tortura e repressão, muitos perderam suas vidas, familiares e amigos. O general Castello Branco assumiu fixando as eleições indiretas, suspendendo direitos coletivos, realizando prisões a todos aqueles considerados comunistas e etc. Com o falso objetivo de redemocratizar o país e a contradição entre os valores de justiça, igualdade e liberdade política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com