TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O dia que Durou 21 anos

Por:   •  29/3/2016  •  Exam  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Documentário: “O dia que durou 21 anos”

3) Montar uma ficha de observação respondendo com as suas palavras e de forma satisfatório os seguintes itens:

a- Do que trata o documentário?

O documentário de Camilo Tavares se trata que ele resgata os fatos e as verdades desta época, mostrando como aconteceu o golpe militar de 64 e como os Estados Unidos agiram para planejar e criar condições para o golpe na madrugada de 1 de abril de 1964 e depois, para sustentar e reconhecer o regime militar iniciado pelo Marechal Castello Branco que iria durar 21 anos.

b- Qual o argumento do autor?

c- Que informações o autor oferece que corroboram com o seu argumento?

Os argumentos do autor são fortes, pois não só embasado somente na sua opinião, mais em uma série de arquivos que nunca haviam sido revelados pelos Estados Unidos e hoje foram e além disso ele utiliza de entrevistas sobre o assunto de pessoas que estavam totalmente ligados ao ocorrido, que estavam por dentro de tudo que acontecia, assim ele deixa seus argumentos mais firmes e incontestáveis.

d- Qual a divisão interna do documentário? (quais seus tópicos principais, como eles são divididos, qual a evolução/desenvolvimento desses temas ao decorrer do documentário)

O vídeo exibe uma série de 3 episódios sobre o dia que durou 21 anos, escrita pelo jornalista Flávio Tavares que mostra como e porque os Estados Unidos interferiram na política interna do Brasil, com o pretexto do avanço comunista em Cuba, criando condições para o golpe militar de março de 1964. A ação militar deu início a ditadura, contando com a ativa participação de agências como CIA e a Casa Branca. Com os documentos secretos e as gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lynson Johnson arquitetaram e executaram o plano civil, político, e militar para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiaram o governo do Marechal Castello Branco.

e- O autor adota um posicionamento político? Se adota, qual?

Sim, o autor adota o posicionamento segundo o documentário e a favor da democracia.

f- No que esse documentário te ajudou a entender o governo João Goulart e o golpe militar de 1964?

Ao mostrar os personagens da participação que envolveu nesse período, os depoimentos e imagens me ajudaram a entender o governo de João Goulart que foi planejado um golpe para derrubar esse governo. O golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditatura militar no Brasil.

g- Na sua opinião, o golpe poderia ter sido evitado? Por que?

Sim, porque o golpe poderia ter sido evitado, se os militares tivessem escolhido enfrentar com as armas acabariam derrubando Goulart com o apoio de uma grande parte do empresariado e também dos Estados Unidos. E isso foi mostrado nas duas décadas que ocorreu a ditadura que foi instalada no Brasil em março de 1964.

h- O que o grupo achou do documentário?

O grupo achou interessante o documentário, pela forma que dão uma visão mais ampla de como tudo ocorreu naquela época. Podemos também conhecer o que realmente aconteceu no passado do Brasil que ficou para a história, ao longo do documentário podemos observar que muitos tiveram influencias em certas escolhas, no qual sofreram consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com