TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIA QUE DUROU 21 ANOS

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

O DIA QUE DUROU 21 ANOS.

A ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964 foi o período mais sombrio do Brasil. Por conta disso, é também um dos nossos momentos históricos mais ricos do ponto de vista dramático, servindo de ponto de partida para ótimos documentários e de pano de fundo para obras sobre as adversidades e privações sofridas pelo povo.

O documentário “O dia que durou 21 anos’’ foi produzido pela TV Brasil, tendo como diretor Camilo Tavares, filho de uma das vítimas da ditadura. Onde relata aspectos da ditadura, principalmente o apoio dos Estados Unidos para a queda do governo do João Goulart, com uma participação direta e um apoio de grande magnitude.

A obra então foi elaborada a partir da visão dos Estados Unidos; após a grande Segunda Guerra mundial, a bipolaridade no mundo entre capitalismo e comunismo ficou grande, sendo os Estados Unidos capitalista, queria expandir cada vez mais o capitalismo e com isso manter seu interesse de comércio e da economia, pois assim poderiam continuar enriquecendo a sua forma de consumo e de lucro. Um país comunista para os EUA seria economicamente desvantajoso.

João Goulart, atual presidente do Brasil na época, era constantemente acusado de comunista; principalmente por sua proposta de reforma de base que para as pessoas soava como puro comunismo. Os grandes latifundiários não apoiavam tal conduta, mas os que não possuíam terras ficavam totalmente otimistas em relação à possibilidade de possuir um pedaço de terra para realizar sua agricultura e um lugar para morar. Porém, João Goulart era visto pelo atual presidente dos Estados Unidos da época, John F. Kennedy, como uma ameaça de transformar o Brasil em um país comunista. Jonh F. Kennedy estava disposto a eliminar essa possibilidade organizando então a queda do governo de João Goulart realizada por militares, para que eles mantivessem os interesses dos Estados Unidos e eliminasse o perigo da bandeira vermelha. O documentário apresenta áudios de conversas dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson com assessores sobre o Brasil e mostra como os vizinhos do norte apoiaram os conspiradores, com ações de desestabilização e até militares.

No dia do golpe, em 1 de abril de 1964, os militares tiraram João Goulart do poder facilmente, sem ter nenhuma resistência por parte dele por estar despreparado, dando assim início ao novo governo militar, assumido por Castelo Branco que foi escolhido cuidadosamente pelos próprios militares e pelo governo dos EUA, que estava observando e espionando quem seria mais apropriado para entrar no poder logo depois da queda de João Goulart, para que a troca de interesses fosse fácil precisava ser uma pessoa de confiança, para terem certeza que estaria do lado deles e estaria disposto a afastar qualquer ameaça comunista do Brasil.

Logo, o Brasil teve meios de comunicação controlados e censurados, grande repressão à população, caça aos comunistas etc. A eleição não era mais direta e sim indireta, realizada pelos próprios militares. Assim, outros militares assumiram o poder lançando atos institucionais, sendo que o mais cruel de todos foi o “AI-5”, onde suspendia os direitos políticos de qualquer cidadão, intervia em Estados e municípios, proibição de atividades ou manifestações de natureza políticas entre outras diversas imposições, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com