TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grêmio Estudantil

Por:   •  27/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

    O Grêmio Estudantil é um órgão máximo de representação dos estudantes de determinada instituição de ensino. É uma organização formada por um grupo de alunos, eleitos através de votos para representar sua escola de forma autônoma. O Grêmio tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola, mas para realiza-los necessita do apoio da coordenação escolar. O Grêmio Estudantil trata-se de uma oportunidade que os estudantes têm de expressarem suas opiniões diante da administração escolar, e através dele pode-se representar o interesse de todos os outros alunos da escola.

    O Grêmio também representa uma forma de fazer democracia, pois para que uma nova chapa tome a posse do grêmio, esta precisa ser eleita com a maior quantidade de votos dos alunos. Tem-se como objetivos uma maior integração e participação dos alunos nas atividades escolares, tanto as atividades de ensino quanto as culturais e esportivas e um trabalho conjunto entre estudantes e educadores para um melhor desempenho da escola e da educação.

    O Grêmio atua nas instituições de ensino por meio de um grupo de estudantes onde cada um deles exerce um cargo específico. Esses estudantes em prol do bem de sua escola e dos demais alunos promovem atividades educacionais, culturais ou esportivas para que haja uma maior interação e um maior desempenho dos estudantes. Como o Grêmio representa os interesses dos alunos, os estudantes que formam esse órgão participam de reuniões juntamente com os gestores da escola para expor suas opiniões e ideias a respeito da escola e dos alunos, tirando do papel e colocando em prática tais ideias.

    A atuação dos grêmios estudantis nas escolas não é um trabalho individual, mas sim coletivo, com o acompanhamento dos gestores e participação dos alunos nas atividades propostas. Pode-se afirmar que essa atuação não pode se restringir apenas a cuidar das atividades culturais ou esportivas da escola, mas os participantes do grêmio devem lutar também pela melhoria do ensino e tornar os demais estudantes pessoas conscientes e capazes de lutarem por seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com