TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lider Da Classe

Exames: O Lider Da Classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Certamente, todos nós, já nos deparamos com alguém que apresenta algum tipo de tique, vulgarmente conhecido como tique nervoso. Mas é do conhecimento de poucos que pode tratar-se de uma doença neurológica conhecida como o Transtorno de Tourette, e não apenas uma manifestação de ordem emocional como pensavam os psicanalistas até meados do século XX, período em que foram feitos estudos com o medicamento haloperidol.

Se os adultos sofrem com a síndrome, as crianças sofrem ainda mais principalmente no âmbito escolar onde são criticadas por colegas, mas não raramente também são criticados pelos membros da sua família.

Esta experiência foi vivenciada por Brad Cohen, portador da Síndrome de Tourette, ou SGT ou ainda ST, como é conhecida. Brad, após anos sofrendo de um “mal” desconhecido, e evoluindo para um final feliz com a sua “amiga” como ele chamava sua síndrome, resolveu contar sua história no filme O Líder da Classe, um filme emocionante, um exemplo de superação e que vale a pena ser visto.

Filme, inspirado em fatos reais, gira em torno da vida de Brad Cohen e de sua doença, que lhe trouxe uma série de complicações na sua vida escolar, período em que sofreu humilhações pelos colegas e professores, devido aos seus tiques motores, próprios do Transtorno de Tourette. O transtorno pode se manifestar em qualquer parte do corpo (pernas, barriga, braços, etc), mas em Brad ela se concentrava na região da cabeça e rosto cuja manifestação da doença é mais comum, caracterizada por movimentos bruscos, repetidos e tiques vocálicos. Em sala de aula ele não conseguia se controlar, pois os movimentos da síndrome são involuntários e era obrigado, pela professora, a se desculpar diante da turma e prometer que não repetiria os altos sons vocálicos que tanto incomodavam a professora e fazia as outras crianças rirem dele. Foi encaminhado ao serviço de psicologia, sem sucesso, pois o terapeuta não conhecia a doença e atribuía seus tiques a questões emocionais. Em casa, Brad também era pouco compreendido por seu pai, que se sentia envergonhado com seus sons repetidos, e chegava a agredi-lo verbalmente o que afetava ainda mais sua auto-estima.

Mas Brad teve um anjo em sua vida, sua mãe, que, inconformada com a falta de resposta para estas manifestações, resolveu realizar uma busca nos livros da biblioteca até que encontrou a explicação para o problema de seu filho Transtorno de Tourette. Tudo se encaixava. Finalmente ela havia encontrado a resposta para suas dúvidas e surgiu uma ponta de esperança na tentativa de ajudar Brad antes que ele fosse massacrado por uma sociedade que não respeitava as diferenças.

A partir daí ele tomou conhecimento que se tratava de um distúrbio neurológico, que ele não fazia propositalmente, como julgava seu pai, e que ele poderia se defender dizendo às pessoas porque fazia aqueles sons “engraçados” como ele dizia. Foi assim que, diante de mais uma humilhação em sala de aula, o diretor da escola, sensibilizado com sua situação, resolveu pedir que Brad declarasse em público num grande auditório, porque fazia aqueles sons e qual era o nome do seu problema. A partir daí ele passou a ser melhor entendido e sua vida escolar ficou mais fácil.

Mas seus problemas ainda não haviam acabado, até porque o Transtorno de Tourette não desaparece. Brad teria agora que enfrentar uma nova etapa de sua vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com