TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  24/9/2020  •  Monografia  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO DE TRABALHO

O termo mercado de trabalho permeia grande parte das discussões da sociologia e economia na atualidade. Porém, mesmo sendo comum encontrar textos que utilizem o termo buscando dimensioná-lo, compreendê-lo, bem como explicar as mudanças que tem sofrido nas últimas décadas, são poucos os estudos que desenvolvem uma reflexão teórica do conceito e que destacam a vertente que estão seguindo. No presente trabalho busca-se analisar o conceito de mercado de trabalho a partir de duas perspectivas, a econômica e a sociológica, a fim de aprofundar a discussão sobre o tema. Para tanto, busca apresentar algumas das principais abordagens do termo, destacando sua vertente teórica e possíveis limitações. Da economia são consideradas as construções das teorias clássica, keynesiana e da segmentação, além da abordagem das redes de relação da sociologia econômica. Da sociologia é destacada a abordagem institucional. A partir das reflexões sobre o potencial e limitações de cada vertente e dos conceitos de Bourdieu, apresenta-se um conceito para ampliar a compreensão e discussão do termo. Acredita-se que seguindo esta abordagem será possível ampliar ao debate sobre as estruturas econômicas da atualidade. Para finalizar, faz-se um esboço de como seria possível a compreensão do mercado de trabalho em tempos de relações mundiais.

ATIVIDADE: ARTIGO XXlll

1-O texto trata dos direitos daqueles que trabalham. Em sua opinião tais direitos são respeitados?

R: não, pois ainda sim existem direitos que não são respeitados e muito trabalhadores ainda sofrem com isso.

2-No texto 2 o autor afirma que “todo homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho”. De exemplos em que esses direitos do trabalhador não é respeitados.

R: Esse direito muitas vezes não é respeitado por preconceito, como achar que um homem tem que ganha mais que a mulher só por ser homem, como também pode ocorre por preconceito racial etc.

3-Que atitudes devem ser tomadas para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados?

R: A maior atitude que deve ser tomada é fazer com que o trabalhador conheça seus direitos assim podendo saber o que é certo e errado e podendo exigir seus direitos quando não são cumpridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (366.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com