TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Medo Social

Dissertações: O Medo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Textual - Aspecto de Textualidade - O Medo Social

1. Identifique no texto idéias que estruturam o texto com: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão?

Introdução: A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. Cria a convicção tácita de que o crime e a brutalidade são inevitáveis. – O texto apresenta que a violência se tornou cultura, costume.

Desenvolvimento: Em primeiro lugar, é preciso que a violência se torne corriqueira para que a lei deixe de ser concebida como o instrumento de escolha na aplicação da justiça.

Em segundo lugar, a cultura da violência, valorizando a utilização da força, constrói uma nova hierarquia moral. – No primeiro trecho explica de como a justiça não é ativa suficientemente para nos dar segurança. No segundo trecho esta explicando que a violência hoje é combatida com violência.

Conclusão: A palavra violência vira uma entidade. O invisível e imprevisível parecem dessa maneira corporificar-se. A violência, descrita na forma de uma entidade onipotente e onipresente, parece, assim, incoercível e imbatível. – Para finalizar o texto o autor informa que que a violência encontra-se irrefreável, isto é, nunca irá acabar.

2. O que pretendo o texto? (intencionalidade)

Informar que a violência esta virando naturalidade, que as leis transformam as vitima em agressores e os agressores em vitimas.

3. Por que este texto é relevante ? Onde e quando acontece ? (Situacionalidade)

Porque ele transmiti a realidade do mundo. Ele acontece no Brasil nos dias atuais.

4. Como Apresenta a realidade da Violência? Há alguma informação nova para você? (Informatividade)

Que ela esta presente em todos os lugares, nenhum lugar é seguro, você corre perigo em qualquer lugar, não pode-se confiar em qualquer pessoa. Não há informações novas, todas já eram de meu conhecimento.

5. Tem seqüência de Idéias é bem organizado ? (Coerência)

Sim, pois ele relata cada caso, explicando todos de uma maneira simples, tentando nos manter informado de tudo que esta acontecendo.

6. O texto é claro, deixa lacunas gramaticais? (coesão)

Sim o texto é bastante claro, usando informações de nossa realidade para citar os exemplos, as causas e motivos existentes.

7. Existe alguma palavra, no texto, que você desconhece? Qual?

Sim, truculentos, caucionar, tácita, corriqueira.

8. Que aspectos o autor analisa para construir o texto? Existem discursos de outras áreas de conhecimento? (Intertextualidade)

Analisa a influência do medo da violência na vida das pessoas, o que as pessoas estão tendo que fazer devido a violência, também enfatiza as irregularidades existentes na justiça. O texto se trata de uma adaptação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com