TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento Familiar

Por:   •  13/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

ORÇAMENTO FAMILIAR: VOCÊ TEM CALCULADO?

Categoria: Ensino Fundamental séries finais

Modalidade: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras Disciplinas

DANNEHL, Érica Iasmim; WITT, Maria Heloisa; HEIDRICH, Alessandra.

Instituições participantes: Escola de Educação Básica Cecília Ax – Presidente Getúlio/SC.

INTRODUÇÃO

A educação financeira é um tema válido no cotidiano de nossas famílias, e a escola tem um papel significativo a ser desempenhado para a formação dos alunos. Os investimentos, finanças e taxas de juros fazem parte do contexto da realidade de nossos estudantes. Sendo assim, deve-se reconhecer sua importância e também utilizar situações do dia a dia para estudo e aplicação em sala de aula.

Diante desse contexto, esse trabalho apresenta o projeto Orçamento familiar: os benefícios da educação financeira aplicados em duas turmas de 9º ano da Escola de Educação Básica Cecília Ax – Presidente Getúlio – SC. O projeto ocorreu durante as aulas de matemática, no segundo trimestre do ano letivo a partir do estudo do capítulo do livro didático sobre matemática financeira com 30 alunos do 9º ano I e 24 alunos do 9º ano II do ensino fundamental dos anos finais. 

A Base Nacional Comum Curricular relata sobre a importância do ensino da matemática financeira e a relação com os números “[...] Os alunos devem dominar também o cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais.” (BRASIL, 2018, p. 264). 

Segundo Neeja (2019) a porcentagem indica uma taxa ou proporção calculada em relação ao número 100. Consiste em uma fração em que o denominador é 100 e é representada pelo símbolo %. A palavra porcentagem se originou do latim per centum, que significa "por cento" ou "por cada centena". Existem inúmeras aplicações para a porcentagem, uma medida matemática que ajuda a comparar grandezas e determinar descontos, acréscimo de valores, quantidades, entre outros. 

Diante deste dilema, a elaboração do projeto, onde foi calculado a porcentagem de cada gasto familiar mensalmente e construído um gráfico para representar estes dados, tem objetivo de conhecer e compreender o funcionamento e a importância da porcentagem em nossa rotina, resgatando e incentivando o ensino das ciências exatas no âmbito do ensino fundamental e também familiar.

Durante a aplicação do projeto, compreendeu-se que a matemática financeira contextualizada com a realidade familiar leva o aluno a interessar-se mais pela aula, fazendo com que assim aprenda a gerenciar e repensar os gastos pessoais e familiares com mais clareza.

CAMINHOS METODOLÓGICOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO

O projeto foi desenvolvido em diversos momentos, foram utilizados: recursos audiovisuais, livro didático, transferidor e uma listagem de despesas elaborado pelos alunos, com o auxílio da professora, a fim de investigar a educação financeira no âmbito familiar.

No primeiro momento, foi estudado o que é porcentagem, o que é desconto, acréscimo, juros simples e compostos, regra de três, transformação de porcentagem para grau, para após, utilizar tal estudo no projeto. Neste momento, foi de suma importância que os alunos entendessem cada conteúdo, onde é utilizado, para que pode ser usado e por que é preciso saber e entender de forma clara.

Iniciando o projeto, foi preciso entender o que é porcentagem, como transformamos a porcentagem através da regra de três, de que forma é feito, diante de alguns exercícios resolvidos, tentou-se facilitar o entendimento da mesma, posteriormente passou-se a estudar acréscimo, desconto, juros simples e juros composto, sempre com exemplos que podemos encontrar em nosso dia a dia, para que possamos melhor entender e levarmos, além do projeto para a vida.

Para que o trabalho fosse realizado, necessitou trabalhar como transformar porcentagem em graus, para que pudéssemos construir os respectivos gráficos, onde também foi trabalhado como é feito a sua construção, quantos graus tem um círculo trigonométrico e sua relação com o gráfico de setor também chamado de gráfico de pizza.

Posteriormente, os alunos pesquisaram com seus familiares sobre os principais gastos da família e as respectivas receitas mensalmente. Este momento do trabalho foi realizado paralelamente ao final do primeiro momento, onde os alunos conversaram com seus familiares e anotaram quais os gastos e entradas dos mesmos, para que na aula de matemática pudessem começar a calcular as respectivas porcentagens. Os gastos detalhados foram os mais variados possíveis, podemos observá-los na seguinte tabela.

Tabela 1 – Lista com o nome das despesas detalhadas pelos estudantes dos 9º anos I e II,

 para elaboração do trabalho.  

Advogados

Combustível

Gasolina

Plano de Celular

Água

Compras

Internet

Poupança

Alimentação

Dentista

Lazer

Saúde

Aluguel  

Educação

Limpeza

Sobra

Animais

Financiamento

Manutenção Carro

Vestuário

Cartão de crédito

Energia

Fonte: Elaborado pelos autores (2019).

Em seguida, os alunos, em sala de aula, calcularam as respectivas porcentagens de seus gastos familiares. Durante este momento, muitas dúvidas surgiram em relação ao cálculo da porcentagem, pois não lembravam mais que seria necessário usar a regra de três para fazer esta transformação. Com o auxílio da professora para com alguns alunos, fez-se a realização do trabalho, onde utilizávamos o valor total da receita referenciando 100% e o valor de cada despesa sendo a variável x% que precisaríamos descobrir. Para mostrar os cálculos de como foi feito, vejamos o cálculo da despesa familiar de uma aluna do nono ano vespertino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (585.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com