TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PODER DA ORATÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES

Casos: O PODER DA ORATÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

O PODER DA ORATÓRIA E SUAS REPRESENTAÇÕES

Izabel Christyna Barbosa Steinke¹

Rosiane Siqueira²

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar “O Evangelho segundo São Marcos”, escrito por Jorge Luis Borges e comparar como o poder da oratória exerceu tão forte influência dentro da história, culminando em um trágico desfecho. “O Evangelho segundo São Marcos” (originalmente em espanhol "El Evangelio según Marcos") é um conto do argentino escritor e poeta Jorge Luis Borges. É uma das histórias da coletânea de contos Brodie Relatório Médico (original em espanhol El informe de Brodie), publicado pela primeira vez em 1970 e narra a história de Baltazar Espinosa, que mesmo contra a sua vontade, foi passar as férias na fazenda de um primo, e por motivo de força maior (tempestade), ficou ilhado juntamente com os funcionários da fazenda analfabetos. Para passar o tempo, dedicou-se à leitura do “Evangelho Segundo São Marcos”, o modo como ele realizou a leitura impressionou tanto, que gerou um fanatismo religioso a tal ponto dos funcionários analfabetos recrucificar Baltazar, imitando o que aconteceu com Jesus.

Palavras - Chave: Fanatismo, Leitura, oratória, persuasão

1INTRODUÇÃO

____________________________

¹ Professora de Língua Portuguesa, graduada em Letras pela UNEMAT - MT, e aluna do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas.

² Professora de língua Portuguesa, graduada em Letras pela UNESP – Assis/SP e aluna do curso de Especialização em Língua Portuguesa e literaturas.

Após realizarmos a leitura do conto “O Evangelho Segundo São Marcos” autoria de Jorge Luis Borges, percebemos que existe uma idéia desconcertante que parece ser prevalente em vários contos. Há muitos exemplos de simbolismo e algumas fortes referências religiosas feitas durante a história.

A narrativa começa por descrever o protagonista, um estudante de medicina chamado Baltasar Espinosa, cuja vida é mudada quando seu primo Daniel o convida para passar férias no rancho La Colorada. Espinosa descobre que a religião pode ser mal interpretado literalmente pela devoção religiosa. A família Gutres leva muito a sério os ensinamentos da religião, tomando medidas drásticas para garantir seu lugar no céu.

O cenário da história ocorre na parte sul do município de Junín, na Argentina, onde o rancho La Colorada está situado, e ao analisarmos esse local percebemos que ele revelou-se como sendo o lugar certo para o autor desenvolver a estória. Durante as cenas, os personagens vão convertendo-se em toda a história. O simbolismo mostra as diferentes etapas da história e da ironia e do termo crucial para compreender cada transformação das personagens.

Ao estudarmos o Protagonista, constatamos que ele era uma pessoa gentil e bondosa que, sem nenhuma ocupação, aproveita o tempo lendo na fazenda para a família analfabeta que trabalha na casa, apesar dos poucos livros disponíveis, o único livro que consegue manter sua atenção é uma velha Bíblia empoeirada.

A forma como Jorge Luis Borges descreve a Baltazar faz com que o leitor acredite que ele seja cristão e “Os Gutres” percebem Espinosa como uma figura de Cristo por causa do seu ensinamento e cura, por isso, vão continuar a semelhança, tornando-se como seguidores.

2 O PODER DA ORATÓRIA NO CONTO DE JORGE LUIS BORGES

2.1 BIOGRAFIA DO POETA

2.2 A RELIGIÃO, A ORATÓRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Evangelho Segundo Marcos é um conto que relata uma questão muito discutida entre religiões e religiosos, trata-se de uma narrativa que chama-nos a atenção por haver muita semelhança entre a estória de Espinosa e a verdadeira questão da vida de Cristo. O conto retrata a estória de um jovem rapaz chamado Baltazar Espinosa, o autor nos relata que este jovem morava na cidade quando foi convidado por seu primo Daniel para passar algum tempo no campo, embora Espinosa não gostasse desse tipo de localidade, depois de algum tempo e para não contrariá-lo resolve o acompanhar. Mas passando alguns dias Daniel teve de ir à capital fechar uma operação com animais. Após a saída de seu primo começa uma chuva que durou muito tempo, ocorreu uma enchente e pela intensidade da mesma ele e mais uma família que eram empregados do lugar e eram conhecidos como “Os Gutre”; ficaram ilhados, seu primo tentou voltar, mas não conseguiu.

Baltazar começa a tentar se comunicar com os Gutre, mas estes eram analfabetos e só sabiam de coisas do campo, mesmo assim não sabiam explicá-las. Mas, não desistiu de tentar uma aproximação com eles e só conseguiu realizar com mais intensidade esta aproximação, quando ele encontrou uma bíblia dentre poucos livros que havia na casa. Ele começa a ler o livro do Evangelho Segundo Marcos e “Os Gutre” gostam a tal ponto de não querer conhecer nenhuma outra história, apenas pediam que ele repetisse toda vez a mesma .

Muito impressionados, os Gutre resolvem colocar em prática tudo o que Espinosa lhes narrava sobre a história de Jesus, e resolvem pregá-lo também em uma cruz assim como fizeram com Jesus.

Baltazar Espinosa representa a trágica história de Jesus quando passou pelo mundo, um ser bom, que só sabia fazer o bem, mas incompreendido pela humanidade. Todas as injustiças, incompreensões e falta de amor foram mostradas a ele pela humanidade: “... além de uma quase ilimitada bondade.” (O Evangelho Segundo Marcos, p.477).

A vida interior das pessoas anda um tanto conturbada e com isto surge a necessidade de apoiar-se em algo superior que traga conforto, paz e sossego às nossas almas, e consequêntemente à vida, mas acontece que algumas religiões com a suposta finalidade de aproximar a Criatura do criador, ou seja, levar o homem mais perto de Deus resolve investir no campo da oratória, o mesmo aconteceu com Espinosa, já que a narrativa deixa claro o seu poder de oratória: “ Podemos defini-lo por enquanto como um dos muitos rapazes portenhos, sem outros traços dignos de nota que essa faculdade oratória o fizera merecer mais de um prêmio no colégio inglês de Ramos Mejía”.(O Evangelho Segundo Marcos, p.477).

Desde que Jesus esteve aqui, nota-se que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com