TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ESTRADAS

Por:   •  27/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

CURSO: TÉCNICO EM ESTRADAS

COLEGIADO:

ANÁLISE DA CALÇADA ECOLÓGICA E OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO EM MACAPÁ

NOME: MARIA CLARA COELHO DA SILVA

PROVÁVEL ORIENTADOR: PROF. LEILA CRISTINA NUNES RIBEIRO

MACAPÁ

2021

MARIA CLARA COELHO DA SILVA

Plano de Trabalho Preliminar apresentado ao Curso de Tecnólogo em Estradas para a obtenção do diploma do curso. Do IFAP.

Provável Orientador: Profª. Leila Cristina Nunes Ribeiro

MACAPÁ

2021

SUMÁRIO

1 TÍTULO.........................................................................................04

2 INTRODUÇÃO..............................................................................04

3 JUSTIFICATIVA............................................................................05

4 OBJETIVOS..................................................................................05

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................06

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................06

7 REFERÊNCIAS............................................................................07

1 – TÍTULO: ANÁLISE DA CALÇADA ECOLÓGICA E OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO EM MACAPÁ

2 – INTRODUÇÃO

A falta de material permeável nas construções das calçadas é um dos grandes problemas nas áreas urbanas na atualidade, gerando alagamento, alteração do microclima, dentre outros. Outro fator a considerar nas calçadas e que se tornou um problema é a falta de arborização ou a forma como ela é conduzida.

A ausência de drenagem nos centros urbanos tem como uma das causas a impermeabilização das calçadas que, em período chuvoso, não tem local de escoamento das águas pluviais, gerando enchentes e transtornos no trânsito, devido à falta de drenagem adequada, principalmente nos locais mais altos.

No ano de 2013, o Brasil teve 1.543 municípios atingidos por enchentes ou inundações graduais (27,7% do total dos municípios brasileiros) e 1574 atingidos por enxurradas ou inundações bruscas (28,3%) (IBGE, 2014).

Com relação aos alagamentos, 2065 municípios foram atingidos por alagamentos no período de 2009 a 2013. Esse número equivale a 37,1% do total dos municípios brasileiros, sendo que os munícipios com mais de 500 000 habitantes foram os mais atingidos, representando 97,4% do total (IBGE, 2014).

Em geral, esses problemas estão diretamente associados a condições artificiais do meio, como por exemplo, interferência direta na permeabilidade da água no solo, tais como as grandes áreas com ruas asfaltadas e superfícies cimentadas, ou impedimentos ao escoamento superficial da água, como sistemas de drenagem deficientes e por isso, segundo Milograma (2001) são caracterizados por uma sequência de erros que vão desde a definição dos elementos básicos do sistema de drenagem, até a execução de técnicas mais acuradas de controle de cheias.

Uma nova tecnologia voltada para sustentabilidade do meio ambiente e social são os pavers, usado na construção de calçadas, ajudando no processo de drenagem. Estes pisos porosos são um produto novo no mercado e de custo mais elevado, por isso uma das maiores discussões no momento quanto ao seu uso é a viabilidade econômica da troca do piso tradicional por esta nova técnica.

A implantação da calçada ecológica ajuda na redução do processo de impermeabilização dos passeios públicos e privados, através de uso de material permeável como os concregramas, entretravados e faixas de gramados ou jardins; juntamente com uma arborização adequada no calçamento, isso proporciona à cidade uma valorização nos seus aspectos estéticos, paisagístico, melhora o meio ambiente urbano quebrando um pouco da frieza das ruas, dando-lhes um charme. É necessária a implantação de uma correta sinalização para portadores de necessidades especiais, através dos pisos táteis contribuindo para o sucesso da calçada.

3 – JUSTIFICATIVA

Por serem significantemente duráveis, as calçadas ecológicas tem maior probabilidade em diminuir a danificação de calçadas, essas que podemos ver visivelmente nos bairros de Macapá. Além disso, temos a diminuição de temperatura, onde refletir a luz e absorve-las é uma das características dos pavers, pode ser bastante benéfico em Macapá, um município com clima tropical. Possui um baixo custo de manutenção e é sustentável.

Embora, a nova tecnologia traga benefícios visíveis, tanto no meio social e ambiental, a desvantagem é o alto custo que deve ser investido na substituição dos pisos, o que promove uma barreira financeira para esta mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com