TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Primeira Guerra Mundial

Por:   •  27/8/2018  •  Dissertação  •  6.238 Palavras (25 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 25

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: MOTIVOS

Com a participação de mais de 70 milhões de soldados e com uma estimativa de 15 milhões de mortos, a Primeira Guerra Mundial ou a Grande Guerra como era chamada naquela época, é considerada um dos conflitos mais violentos da história da humanidade.

        Muitos apontam a morte de Francisco Ferdinando como o estopim dessa Grande Guerra. Mas na verdade esse não foi o único motivo, já havia uma grande tensão entre os países da Europa.

        Em 1871, quarenta anos antes do início da Guerra (1914-1918), aconteceu a unificação da Alemanha que ficou conhecida como Segundo Império Alemão.

        Na época da Primeira Guerra, a Europa era repleta de impérios. Mas tinha também alguns países que já possuíam sua independência, como por exemplo, a França que era uma República. Eram considerados impérios não pelo fato de possuírem reis ou imperadores, mas sim por possuírem várias colônias espalhadas pelo mundo inteiro.

        Em 1870 ouve uma guerra entre a França e a Prússia, que era um dos reinos germânicos da Europa, também considerado um dos mais fortes. Essa guerra terminou no ano seguinte com a derrota da França, que perdera alguns territórios e teve de pagar uma grande indenização para a Prússia. Nessa época vários pequenos reinos germânicos ali do meio da Europa já eram aliados e com essa guerra, a Prússia uniu todos formando assim o Império Alemão.

        De todas as grandes potências da Europa, o Império Alemão era o que possuía menos colônias. E por estar se tornando uma grande potência econômica, mas politicamente fraca, necessitava de aliados para conseguir aumentar seu poder político. A partir disso foi criada a “Liga dos três Imperadores”, que era a união do Império Alemão com o Império Russo (o maior de todos os tempos) e o Império Austro-Húngaro (que era uma sociedade entre a Áustria e a Hungria).

        Porém essa aliança entre os três impérios não durou muito tempo, pois o Império Russo e Austro-Húngaro já estavam tendo conflitos entre si por causa de uma região nominada como “Balcãs”. E então o Império Russo saiu fora dessa aliança, ficando somente o Império Alemão e o Austro-Húngaro. Mas, em 1882, a Itália, vendo suas vantagens, decidiu participar dessa aliança. Que agora passaria se chamar “Tríplice Aliança”.

        Com a indignação da França sobre a sua derrota na guerra com o Império Alemão, em 1870; e a saída do Império Russo da aliança com os impérios Alemão e Austro-Húngaro; formou-se uma aliança, em 1892, entre a França e o Império Russo.

        Pouco tempo depois o Império Britânico, que possuía colônias basicamente em todos os continentes, também resolveu fazer parte dessa aliança. Formando assim a “Tríplice Entente”.

        Nesta mesma época também estava ocorrendo uma “Corrida Armamentista” entre o Império Alemão e o Império Britânico, que eram as maiores potências econômicas do mundo naquela época. Isso começou a reverberar nos impérios vizinhos e com isso todos começaram reforçar seus armamentos também.

No dia 28 de junho de 1914, Francisco Ferdinando herdeiro do Império Austro-Húngaro, viajou para a Bósnia com sua esposa, nos Balcãs tinha um país chamado Sérvia que tinham desavenças com os austro-húngaros e os queriam foram de seu país. No meio da visita ao Arque Duque, Francisco Ferdinando e sua esposa foram assassinados por um jovem estudante chamado Gavrilo Princep a mando dos sérvios, e era essa a faísca que o barrio de pólvora conhecido como Europa precisava para explodir de vez e com isso ocorreu um movimento chamado Crise de Julho.

1º FASE - GUERRA DE MOVIMENTOS

A morte de Francisco Ferdinando desencadeou a Grande Guerra.

A Crise de Julho consistiu em várias manobras políticas que resultaram na maior guerra que o mundo já havia visto.

Existiam vários aliados na Europa, então se um país entrava em guerra, seu aliado automaticamente entrava junto, e por conta disso a Europa foi desmoronando em uma semana.

Por causa do assassinato de Francisco Ferdinando a tensão que já era grande entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia cresceu a tal ponto que o Império Austro-Húngaro declarou guerra contra a Sérvia.

A Rússia era aliada da Sérvia e entrou em guerra preparando suas tropas para ajudar. A Alemanha não queria que a Rússia entrasse em guerra, mas de nada adiantou, assim como também deram um ultimato à França para que declarassem sua neutralidade caso os alemães lutassem contra a Rússia, mas ignorando tal pedido, os franceses se mobilizaram. No dia 3 de agosto de 1914 a Alemanha entraria em guerra contra a França e Rússia, aliando-se a Austria-Húngria.

Para chegar à França os alemães precisariam passar pela Bélgica, então foi ai que houve a invasão na Bélgica que ficou conhecida como o Estupro da Bélgica. Por conta de a Bélgica ser um país neutro, os ingleses não aprovaram tal ação da Alemanha e declaram guerra contra os alemães. Porém a Itália permaneceu neutra, por enquanto.

A Grande Guerra se alastrou não só na Europa, mas também na África e no Pacífico.

Entre agosto e novembro de 1914 vários exércitos estavam se movendo pela Europa indo em direção ao inimigo, parte dessa movimentação foi feita pelos alemães e pelo exercito do Império Austro-Húngaro. Invadir a Sérvia, para o Impérios Austro-Húngaro parecia ser tarefa fácil, mas só na teoria, pois no primeiro ataque aos Sérvios a Austria-Húngria levou a pior e foi obrigada a recuar.

ESTUPRO DA BÉLGICA

Enquanto isso a Alemanha pretendia invadir a França passando primeiro pela Bélgica.

Essa travessia que parecia ser simples, já que a Bélgica era neutra, tornou-se um confronto tão monstruoso que ficou conhecido como Estupro da Bélgica.

Os alemães queimaram prédios, mataram inúmeros civis, foi uma carnificina.                                         Qualquer um que eles acreditassem ser um atirador era capturado e morto.

Belgas, franceses e britânicos acusam os alemães de terem estuprado, cortado seios de mulheres e mãos de crianças.

BATALHA DE MARNE

Em setembro de 1914, aconteceu a primeira grande batalha da Primeira Guerra Mundial, chamada de A Primeira Batalha de Marne.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com