TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Soldagem

Por:   •  13/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

        O processo de soldagem manual é um processo muito usado na industria assim como na prestação de serviços executados por serralheiros. Embora seja um processo manual no qual exige um domínio das mãos pelo colaboradores. Também existem as soldas computadorizadas muito utilizadas nas industrias automobilista visando uma produção mais rápida.

        O processo de soldagem é dividido pela solda em eletrodo revestido, solda mig- mag e solda tig. Esses tipos de processo de soldagem são usados no cotidiano mais com suas características em particular.

        A solda de eletrodo revestido é uma das soldas utilizadas no momento devido ao fato de ser mais barata no quesito de se obter o eletrodo. Mais em compensação uma de suas maiores dificuldade é o fato da mesma ser uma solda suja devido ao excesso de escórias que elas possui.

        A solda mig/ mag  é considerada um solda de produção que através de um arame introduzido em uma pistola faz a soldagem do respectivo material. Com experiência no assunto a solda mig/mag tem como ponto negativos o excesso de calor assim como também o respingo, mais em compensação se torna uma solda limpa isenta de escórias.

        A solda tig é uma solda cujo principais elementos são o argônio, vareta e tungstênio. É um tipo de solda usado em espaços pequenos, tubulações e que requer um domínio das mãos. É considerado um solda limpa.

        Todo processo de soldagem deve ser controlado pois em cada situação requer uma técnica específica. Logo deve se por em questão: o tipo de material a ser soldado, o tipo de eletrodo, a amperagem, o comprimento do arco, a velocidade de soldagem, o manuseio do eletrodo e os parâmetro de soldagem.

        A qualidade da soldagem é um dos pontos importantes a ser levado em conta visto que esse processo deve ser  inspecionado antes, durante e após a realização da soldagem. Antes do processo de soldagem deve se apurar: a qualificação dos soldadores, identificação dos materiais, preparação das juntas, calibração dos equipamentos. Durante a soldagem: inspeção visual, limpeza das juntas, qualidade das soldas de ponte amento. Após a soldagem: conformidade com os desenhos e especificações, limpeza, ensaios de operações, ensaio não destrutivos

        A não conformidade na soldagem é uma das variabilidades que ocorrem no processo são elas: porosidade, trincas, falta de fusão, falta de penetração, mordedura e inclusão e escória. Diante das não conformidade que possivelmente podem acontecer no processo de soldagem devem se adotadas o uso de ferramentas estatísticas. Isso objetiva a identificar e remover as causas dos problemas visando a maior qualidade e produtividade. As setes ferramentas da qualidade auxiliariam nos problemas em questão são elas: folhas de verificação, histogramas, diagrama de dispersão, estratificação, diagrama de causa e efeito, gráfico de pareto, gráfico de controle, brainstorming e Fmea.  

        No caso em questão acredito que o Fmea se encaixaria melhor no auxilio das não conformidade no processo. O Fmea é a uma ferramenta gerencial da qualidade que consiste em analisar a conformidade de um certo produto . O Fmea está relacionado a 3 fases: causa, efeito e detecção. A causa é o que indica a razão da falha ter ocorrido, o efeito é a conseqüência que a falha pode causar ao cliente e a detecção é a forma utilizada no controle do processo para evitar as falhas potenciais.

        Um exemplo de Fmea relacionado a uma possível falha no processo de soldagem devido a falta de penetração são:

  • resfriamento rápido
  • chapa suja
  • má soldabilidade
  • eletrodo incorreto
  • vibração da peça
  • técnica incorreta de terminar o cordão de solda
  • secção reta inadequada
  • arco muito longo
  • envelhecimento do metal base

        Diante das causas citadas acima, as mais provável são; resfriamento rápido, envelhecimento do metal base, má soldabilidade e arco muito longo.

        Uma vez identificada e falha no processo de soldagem assim como a causa deve ser usada a ferramenta 5W1H com objetivo de mapear o processo, padronizá- lo e estabelecer planos de ação. Diante das causas citadas acima foram estabelecidos os 5W1H objetivando  a melhoria do processo.

Plano de ação 5W1H

Não Conformidade

What

Who

When

Where

Why

How

Modo de Falha

Falta de Penetração da solda

Resfriamento rápido

soldadores

Fim de passe

solda

Impedir resfriamento rápido

Retorno no final do passe

Envelhecimento do metal base

soldadores

Fim de passe

solda

Verificar o estado do material base

Retorno no final do passe

Má soldabilidade

soldadores

Início de passe

solda

Verificar a qualidade da solda

Retorno no final do passe

Arco muito Longo

soldadores

Início de passe

solda

Ajustar o arco

Retorno no final do passe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com