TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Pedagogia

Artigos Científicos: O Que Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O QUE É PEDAGOGIA E QUEM E O PEDAGOGO 4

2.1 DESAFIO DA PEDAGOGIA 4

2.1.1 O MUNDO PEDAGOGICO 4

2.1.1.1 A PEDAGOGIA ATUAL 4

2.1.1.1.1 AS CONQUISTAS DA PEDAGOGIA 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é identificar e mostrar a importância do trabalho pedagógico e da pedagogia na educação. A pedagogia tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Assim o que se propõe é identificar a pedagogia como campo de conhecimento na educação. Isso quer dizer que é a chave o instrumento de produção para um bom conhecimento e para uma boa qualidade de aprendizagem.

É através da educação que se materializa a pratica da educação e de aprendizagem, constituídas de diferentes formas e tipos de conhecimentos sobre outras políticas adotadas e éticas. É a partir dos princípios éticos e políticos que ocorre os saberes científicos.

A necessidade da ampliação do conceito pedagógico justifica-se, principalmente pela própria mudança de paradigma da docência. No campo de conhecimento prático, a pedagogia manifesta diversos saberes que nunca se reduziram a teorias cientifica.

O pedagogo é que tem a função de passar as orientações necessárias, iniciando pela alfabetização de criança, ele é o responsável pela formação educacional. E de muita responsabilidade do pedagogo garantir uma educação de qualidade e para isso é necessário praticas educacionais adequada para a necessidade do aluno, para que esse trabalho de certo é preciso a participação também da família, pois a aprendizagem humana inicia no âmbito familiar, depois no social e depois na escola.

2 NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA

A pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX, foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, pode se dizer que a Grécia clássica é o berço da pedagogia foi lá que nasceu as primeiras ideias sobre ação pedagógica. Nos séculos XVII e XVIII tiveram muitos debates com relação a educação e no século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional, ai já se tratando de uma licenciatura. Os principais temas abordados é o aprendizado de conhecimentos, métodos e sistemas pedagógicos, dificuldades de aprendizado, didáticas e práticas pedagógicas, conteúdos educacionais o aluno no processo educativo, o papel do professor no processo educacional.

A pedagogia estuda diversos temas relacionados a educação, tanto no aspecto teórico como na prática, tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem, através de reflexão, sistematização e produção de conhecimento.

A pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da pedagogia. Esse aspecto abrange os pontos fundamentais da educação como os valores, os ideais e as finalidades. A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. O objetivo principal é garantir uma aprendizagem de qualidade a todos, lembrando que a pedagogia abre muitas portas no mercado de trabalho podendo atuar em diversas áreas educacional não somente como professor da educação infantil, ensino fundamental e médio em matérias específicas mais também nas áreas de gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional não esquecendo em empresas em treinamento de pessoal entre outros tornando uma profissão de ampla Ascensão.

Lembrando que a pedagogia vai além do ensino em sala de aula, do ensinar a ler escrever, identificar cores e formas, ela atua formando opinião, o desenvolvimento. O conhecimento pode transformar uma vida, e o pedagogo tem uma parcela significativa nessa faze importante. Afinal o pedagogo é o que ensina é o chamado professor, que passa as orientações de ensino, é o responsável pela formação educacional, política e social, mais para isso o profissional da educação deve ter experiência e muito conhecimento tem que dedicar e inovar sempre são muito importantes que o educador faça todo um planejamento para garantir uma boa aprendizagem fazer os alunos ser mais participativo assim interagindo mais. Mas para que o pedagogo tenha um bom resultado é necessária à participação da família também, afinal a educação se inicia em casa ao convívio social.

.

.

2.1 O DESAFIO DA PEDAGOGIA

É fundamental analisar o processo de formação hoje dos profissionais, ou seja, é preciso mudar o paradigma de formação e ainda refletir sobre a distância entre a formação profissional acadêmica e o campo de trabalho (ação pedagógica), isto significa que os professores devem assegurar-lhes uma cultura científica com base em ciências humanas e sociais no que se refere à educação, a capacidade de realizar pesquisas e análises de situações educativas de ensino, e o exercício da docência em contextos institucionais escolares e não escolares.

Um dos grandes desafios a ser enfrentado na formação de professores é acabar com a ideia de um modelo único de ensino. Portanto, pode-se afirmar que nada está pronto, que este é um momento no processo de redefinição da profissão e da compreensão da prática. E para esta redefinição, é necessário estar atento as mudanças que estão sendo exigidas do profissional da educação, estar aberto aos conhecimentos que se produz nesta área e que é fundamental para o fortalecimento da profissão e para a própria sobrevivência do educador, existe a necessidade de inovar e criar novas estratégias de aprendizagem sempre. O educador deve se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua.

No âmbito da educação falar sobre formação do educador implica inicialmente em definir o que se entende por formação. Neste artigo a definição de formação será “estar se formando” que significa a busca constante de novos conhecimentos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com