TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Literatura

Ensaios: O Que é Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

-O que é literatura (cáp.02 Jonathan Culler)

“o que diferencia obra literaria de outros textos,é que eles passaram por um processo de seleção: foram publicados, resenhados e reimpressoas para que os leitores se aproximassem deles com a certeza de que outros os haviam considerado construtivos e de valor.”

O que o autor nos sugere, contudo, é que os textos literários são capazes de despertar uma série de possibilidades interpretativas e chamam atenção dos leitores pela maneira como são escritos.

Assim, ele apresenta cinco pontos importantes ao se analisar as obras literárias:

1 – Linguagem em Primeiro Plano

Os textos literários apresentam uma linguagem organizada que chama atenção para a forma como está empregada. O leitor,então,se surpreende com a maneira pela qual o autor “brinca” com as palavras,como ele articula os vocábulos, criando efeitos de sentido ou formando ritmo, cadência, melodia, sonoridade.

2 – Integração da Linguagem

Nos textos literários existe uma relação entre os diferentes níveis linguísticos. Isso quer dizer que existe, por exemplo, relação entre o som e o sentido, a organização gramatical e o tema, entre semântica e estrutura morfológica.

Cabe lembrar que não são apenas os textos literários que dispõem dessas propriedades. Os anúncios publicitários, por exemplo, também as apresentam, mas nem por isso são considerados literatura. O importante é perceber que quando se estuda uma obra literária, analisa-se, sobretudo, a organização da sua linguagem.

eu(pessoa)aqui(lugar)agora(tempo)

quando alterna uma dessas categorias,a literatura vira ficção.

3 – Literatura como Ficção

A obra literária projeta um mundo ficcional que não se limita aos personagens e aos acontecimentos, mas vai mais além, chegando até o narrador, o leitor e o autor.

Quando o narrador se identifica como “eu” não significa que as opiniões dele se refiram ao escritor. Quando um poema escreve “agora” esse instante não se refere ao momento em que o poeta escreveu o texto ou ao momento em que o leitor está lendo, mas a um tempo do poema, do seu mundo ficcional.

A ficcionalidade torna, então, a relação da obra com a realidade uma questão de interpretação.

4 – Literatura como Objeto Estético

As propriedades apresentadas até agora poderiam ser agrupadas sob o título de “função estética da linguagem”. Isso porque o conceito de “função estética” está relacionado à noção de prazer que a obra de arte desperta.

Assim, a linguagem literária tem como finalidade o prazer, o entretenimento e não um fim específico como informar ou persuadir.

5 – Literatura como Construção Intertextual e Autorreflexiva

Teóricos recentes enfatizam que as obras literárias são sempre feitas a partir de outras obras, ou seja, que os textos existem porque outros, que os legitimam, já existiam anteriormente. Nas palavras de Culler, “ler algo como literatura é considerá-lo como um evento linguístico que tem significado em relação a outros discursos”.

Além disso, os textos literários, de alguma maneira, trazem à tona reflexões a respeito da própria literatura, suas características e processos de construção.

Enfim, é possível perceber que esses traços considerados importantes pelos teóricos e encontrados nas obras literárias não são, por si só, suficientes para considerá-las como tal. Isso porque questões sociais e subjetivas de julgamento de valor também estão envolvidas nesse processo.

Contudo, temos certeza que se desejamos refletir a respeito da literatura, devemos pensar sobre as implicações que o uso da linguagem (característico a uma obra ou autor) gera para o sentido e o prazer produzidos a partir da leitura.

literariedade- capacidade humana que nos faz entender literatura

-Conceito Cultura e Literatura (Livro Literatura e Sociedade- Adriana Facina)

“CULTURA-não é algo inato,natural dos seres humanos,mas sim alguma coisa que deve ser cultivada,que é adquirida e que envolve um processo de formação.

(...)Refere-se a produtos humanos,tais como obras de arte,livros,sistemas religiosos ou filosóficos através dos quais se traduz a individualidade de um povo.”

Na sociedade a literatura é vista como produto cultural dai a relação entre cultura e sociedade.

Perspectiva idealista de cultura:

-cultura como esfera completamente autonoma em relação a outras dimensões da vida humana,regida por regras próprias;

-Ainda que se reconhecam os conflitos e as divisões presentes na sociedade,a cultura tenderia a ser um espaço de harmonização,sendo portanto “desinteressada”;

-cultura como esfera mais nobre da atividade humana;

-podemos afirmar, que a separação da vida social material e cultura tem sido a principal característica do pensamento idealista.

Perspectiva materialista:

-cultura como campo secundário no qual cultura,arte,costumes e crenças seriam o espelho da base econômica;

-há 3 vertentes na teoria materialista:

-a arte como reflexo imediato do mundo;

-a arte como reflexo da essencia;

-a arte como reflexo da mente do artista.

O papel da literatura nas ciencias sociais é que ela é usada como objeto de investigação ou pode servir de fonte para desenvolver um certo tema.

-Gêneros (Bakhtin, 2ª aula) 3 concepções (texto Mainguenau

A separação em gêneros facilita a identificação das características temáticas e estruturais das obras, sejam elas em prosa ou em verso. Logo, quanto ao conteúdo (tema) e à estrutura, podemos enquadrar as obras literárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com