TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Texto

Artigos Científicos: O Que é Um Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

TEXTO: unidade básica para a consideração da realidade social da língua. Texto é um conjunto de signos interligados, orientados por um sentido.

Definições:

A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. (...) O texto resulta de um trabalho de tecer, de entrelaçar várias partes menores a fim de se obter um todo inter-relacionado. Daí se poder falar em textura ou tessitura de um texto: é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade”. (INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. Editora Scipione. São Paulo. 1991)

“.em um sistema semiótico bem organizado, um signo já é um texto virtual, e, num processo de comunicação, um texto nada mais é que a expansão da virtualidade de um sistema de signo.” (ECO, Umberto. Conceito de texto. São Paulo : T.A. Queiroz, 1984. p.4.)

A partir dessa definição texto é toda e qualquer forma de expressão que transmita mensagem e possua intenção comunicativa.

O texto depende de um contexto para efetivar-se. O texto é envolto por um contexto situacional (ou seja, por uma situação de comunicação é chamado de discurso.

O texto pode contar com uma variedade de códigos de expressão, podendo ser classificados em textos verbais e textos não-verbais.

Textos verbais: Todos os que utilizam palavras.

Textos não-verbais: Todos os que utilizam outros códigos, como imagens, gestos, signos sonoros não-verbais (assovios, por exemplo).

Para ser texto, basta que a unidade expressiva possua sentido, comunique, portanto.

Algumas Dicotomias de Saussure e a comunicação:

O linguista suíço, Ferdinand de Saussure (1857-1913), estabeleceu uma série de dicotomias (divisões de conceitos em dois pontos de reflexão) para facilitar o entendimento das peculiaridades da linguagem humana, alguns deles são úteis ao estudo do texto.

Dicotomia do signo:

Signo = tudo aquilo que serve à representação de um conceito. Dividido em significado e significante.

Significado = a referência, o sentido da representação, o conceito.

Significante: a representação material da referência.

Ex: Quando digo “homem” a palavra dita é o significante. Agora, o ser humano do sexo masculino ao qual a palavra se refere é o significado.

Dicotomias da linguagem:

Linguagem: é todo processo pelo qual se estrutura uma situação comunicativa. Podendo ser verbal, não-verbal, circunscrita à realidade humana ou não. A linguagem humana, por sua vez, mesmo podendo desenvolver-se por múltiplos códigos (imagens, gestos, etc.) toma a linguagem verbal (oral ou escrita) como referência, afinal é só através da linguagem verbal que se pode alcançar o mais alto grau de abstração, como, por exemplo, aquele exigido quando utilizamos a linguagem para falar dela própria.

A partir da linguagem pode-se depreender a língua e a fala.

Língua: A convenção de linguagem verbal adotada por determinada comunidade para seus processos comunicacionais. A língua consiste em um sistema de possibilidades fechado. A realidade da língua é sócio-histórica, ou seja, é coletiva e está inserida no tempo.

Fala: O uso particular, voluntário e específico feito da língua. A fala é um recorte pessoal feito pelo falante por meio de escolhas permitidas pelo sistema da língua. Usos específicos, adequações a situações de comunicação, variações regionais, gírias, tudo isso é comportado pelo conceito de língua.

O texto, por depender de um contexto para efetuar-se, é instância favorável a percepção tanto das pulsões da fala quanto da linguagem dentro das possibilidades da língua.

PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro

Oswald de Andrade

“Nenhuma língua permanece a mesma em todo o seu domínio e, ainda num só local, apresenta um sem-número de diferenciações.(...) Mas essas variedades de ordem geográfica, de ordem social e até individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomático da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência que têm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicação, de manifestação e de emoção."

(Celso Cunha, em Uma política do idioma)

As noções de língua e fala sugerem a existência de vários níveis de Variação linguísticas, perceptíveis nas duas modalidades da língua (a escrita e, principalmente, na falada).

As variações de registros são muitas e podem se dar em diversos níveis:

Morfológico;

Morfo-sintático;

Vocabular;

As variações podem se caracterizar como:

Variação dialetal (regional, social, profissional e etária)

Variação de registro (Formal, Informal)

Na elaboração de um texto, dadas as condições sociais da língua, deve-se estabelecer a sintonia entre o registro escolhido e o interlocutor do texto produzido.

Funções da linguagem (referência Roman Jakobson)

àQuando se considera a língua, deve-se levar em conta que a língua é um organismo vivo, dinâmico e mutável, em constante evolução.

à Já que a língua é mutável e dinâmica, além de ter dependência social, ela só é passível de se mensurar na instância do uso. (no seu elemento social)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com