TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RIO FORMATE

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 2

Rio Formate

O Rio Formate nasce na reserva de duas bocas, em Cariacica e corta vários bairros da grande Vitória, com cerca de 40 quilômetros ele percorre locais com características diversas, desde as áreas cobertas por vegetação, passando pelas áreas agrícolas e terminando em regiões urbanizadas, passando por bairros de Cariacica e Viana até desaguar no Rio Marinho, em Vila velha. O Rio Formate abastecia a Região Metropolitana de Vitória, Milhares de pessoas dependiam dessa água, mas com o passar dos anos, o rio, ao invés de atenção, só recebeu esgoto e lixo.

    Além da poluição o Rio Formate sofre com O assoreamento e em vários pontos o rio parece um córrego. Na parte média e baixa, teve grande parte das matas em seu entorno devastadas. Atualmente, suas águas dentro do perímetro urbano estão com a qualidade deteriorada, em razão do lançamento de esgoto doméstico e industriais sem tratamento.

       Ex-afluente do rio Jucu, o Formate se une ao rio Marinho, na altura do bairro Caçaroca (Cariacica). Este, por sua vez, deságua no canal da Baía de Vitória. Logo, o quadro de lançamento de efluentes in natura é agravado, pois a maré represa as águas do Formate-Marinho.

      Administrativamente, o Formate ainda pertence à bacia hidrográfica do rio Jucu, no qual desaguava naturalmente antes de obras de transposição realizadas por governos passados. Em época de maiores enchentes, dependendo das condições hidrodinâmicas em Caçaroca, volta a ter contato com o Jucu, rio que abastece 60% da população de Vila Velha, Viana, Cariacica e Vitória.

      Temos que preservar esse Rio que é tão importante para nossa região, ele que abastece tantos municípios  está pedindo socorro, se a gente não cuidar ninguém cuida.

Antonio Carlos Brito da Cruz

Turma: 2V2   . .   ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com