TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Sobre o Medo

Por:   •  13/6/2022  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

Texto base: Ex 3: 10-4: 17

Como era de praxe depois de 40 anos vivendo no deserto, nesse dia Moisés acordou pensando apenas em cumprir seu costumeiro negócio, ao qual vinha se dedicando: levantar a cabeça e encontrar pasto para as ovelhas. Vagando pelos cabelos desertos, ele notou arbustos pegando fogo ao longe, aparentemente por causa de um raio. Preocupado com a segurança das ovelhas, ele ficou de olho na fumaça e nas chamas, até que percebeu que apenas uma sarça estava queimando, mas não estava sendo consumida pelo fogo.

Mal sabia Moisés, quando se aproximou para ver o que estava acontecendo, que Deus estava pronto para engajá-lo na obra para a qual ele havia sido destinado desde o nascimento.

Deus apresentou ao homem enfraquecido, da sarça ardente, sua próxima tarefa - seu novo desafio: " Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que expulses do Egito o meu povo, os filhos de Israel " ( Êx 3:10).

Diante de tudo isso, Moisés começou a hesitar e argumentar: " Quem sou eu para enfrentar um dos homens mais poderosos do mundo ?"

Para cada desculpa que Moisés dava, Deus tinha uma resposta. Em paráfrase, Deus disse: " Não tem nada a ver com quem você é, mas com quem eu sou. Estarei com você " .

E assim foi esse diálogo, indo e vindo. O Senhor foi muito paciente, tranquilizando-o de todas as dúvidas, até que Moisés finalmente jogou a última carta: " Envia outra pessoa. Alguém. Exceto eu " (Ex 4:13).

Naquela hora, diz a Bíblia, " a ira do Senhor se acendeu contra Moisés ". Deus jogou a última desculpa de Moisés no chão, nomeando seu irmão, Arão, como porta-voz para acompanhá-lo, fazendo Moisés se entregar a essa grande obra.

Depois de quarenta anos vivendo em território familiar, Moisés lutou com todas as suas forças para não sair da zona de conforto. E o Senhor estava zangado com sua relutância. Afinal, Deus estava prometendo enviar seu poder e sua presença para que Moisés pudesse realizar a tarefa! Como Moisés, discutimos com muitas desculpas (de nossos medos) quando Deus nos desafia. Mas Ele não apenas nos dá o desafio, mas também a graça para cumpri-lo.

Medos e desculpas de Moisés

  1. 1.      Medo de si mesmo . De sua própria incapacidade. Problemas de identidade vêm de baixa auto-estima.

Êx 3:11 - " Moisés perguntou a Deus: 'Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar o povo de Israel daquela terra ?'

  1. 2.      Medo de confiar em Deus . Problema de confiar em seu Deus. Medo de que Ele não venha em seu socorro!

Êx 3:13 - E disse Moisés: Quando eu tiver falado aos filhos de Israel, e lhes disse: O Deus de seus pais me enviou a vós; eles me dirão: Qual é o seu nome? O que estou dizendo ?”

  1. 3.      Medo das pessoas ao nosso redor . Que eles não atenderão nosso chamado ou que não nos ouvirão.

Êx 4: 1 - " E disse Moisés ao SENHOR: Eis que os filhos de Israel não me crerão, nem ouvirão as minhas palavras; porque dirão: O SENHOR não me apareceu ."

  1. 4.      Medos do inimigo . Sentimentos de incapacidade e falta de habilidade. Medo da grandeza dos inimigos.

Êx 4:10 - “ Mas Moisés disse ao Senhor: Ó Senhor! Eu nunca pude falar, nem no passado nem agora que você falou com seu servo. Não consigo falar bem!”

  1. 5.      Moisés foi totalmente desacreditado.

Êx 4:13 - “ Mas Moisés lhe disse: Senhor! Peço-lhe que envie outra pessoa . ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (713.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com