TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sertanejo

Pesquisas Acadêmicas: O Sertanejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

O SERTANEJO

José de Alencar

RESUMO

O capitão-mor Gonçalo Pires Campelo estava retornando à sua residência, no sertão, a fazenda da Oiticica. Neste mesmo tempo em que esteve fora, aproximadamente três meses, foi o mesmo período em que não se viu mais Arnaldo, então considerado empregado da família.

Junto ao comboio de volta estava toda a família do Campelo, como sua esposa D. Genoveva e sua adorável filha, D. Flor.

Quase perto da Oiticica eles são surpreendidos por uma grande queimada, em que D. Flor quase morre, mas é surpreendentemente salva por Arnaldo, porém, a jovem perde a consciência antes de poder vê-lo.

Arnaldo descobre que a queimada fora intencional, e sabe que a causa é de seu antigo amigo Moirão, mas o sertanejo sabe, também, que a culpa cairá sobre seu outro amigo, o velho Jó. Dessa forma, o vaqueiro vai tirar satisfações com o Moirão.

Arnaldo aos poucos começa a perceber o imenso amor que possui por D. Flor, um amor que nada no mundo poderia abalar. E ele volta para a Oiticica, mas não sem antes ter uma conversa com Gonçalo sobre sua retirada sem avisos da fazenda, que foi algo de grande desrespeito.

Chegara a fazenda o capitão Marcos Fragoso, o rico fidalgo que era vizinho da Oiticica, o mesmo já demonstra cobiça em relação a D. Flor.

Campelo é então convidado, juntamente com a sua família, a uma monteria, na qual, Marcos Fragoso ambiciosamente pede a mão de D. Flor ao capitão-mor, que a recusa, justamente pelo orgulho do rapaz.

O choque pela recusa faz com que o capitão Fragoso se revolte e comece a desejar ter a filha do Campelo mas que tudo, dessa forma arma um rapto à D. Flor, em que Arnaldo e Jó impedem heroicamente sem ao menos Campelo saber. A história se repete novamente e Arnaldo protege sua amada mais uma vez.

Não se dando por satisfeito Marcos Fragoso arma seu último golpe, arranjando uma tropa de centenas de homens que cercam a Oiticica, Campelo desprovido de seus homens por causa da última investida de Fragoso decide casar sua filha com o seu melhor pretendente, Leandro Barbalho, e por fim a tudo.

O ato do capitão-mor gera um grande combate, na qual Arnaldo novamente salva a todos, quando consegue a ajuda dos Jucá, uma tribo de índios, na qual o líder, Anhamum, virara amigo do vaqueiro, e também, faz a tropa do Campelo retornar.

A fazenda fora salva, mas Leandro Barbalho não sobrevivera e D. Flor ficara sem pretendentes.

Campelo, então, pede em gratidão a Arnaldo, que este lhe peça qualquer coisa. O vaqueiro pede então, a mão de sua filha de criação, Alina, ao braço direito do capitão-mor, o Agrela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com