TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sertanejo- José de Alencar

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  4.393 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                          O SERTANEJO
Inicialmente o autor(José de Alencar) descreve a paisagem, retrata o sertão. Logo depois aparece a personagem principal, Arnaldo. Um rapaz de 21 anos que tem um grande apreço por seu chefe, capitão mor Gonçalo Pires Campelo e gostava muito de Flor.
O livro se passa em 1764, em Quixeramobim, Ceará. O capitão mor e sua esposa D. Genoveva estavam voltando à fazenda “Oiticica” de trem, estavam em Recife, onde conheceram Marcos Fragoso, rapaz que ficou interessado pela filha do casal, Flor.
Flor estava na floresta quando repentinamente um incêndio se alastra, Arnaldo a socorreu. O Capitão Gonçalo culpou Jô pelo incêndio, pois morava próximo ao local do incêndio. Arnaldo sabendo da inocência do pobre velho tratou de escondê-lo em um local seguro, uma caverna. Aleixo Vargas era o verdadeiro causador do incêndio, disse que ateou fogo por vingança, o capitão mor havia lhe humilhado. Arnaldo proibiu Aleixo de por os pés na fazenda, caso contrário pagaria com a própria vida.
Flor faz uma visita à Justa, mãe de Arnaldo, e a presenteia com um rosário. Durante a conversa, Justa diz que alguém colocou um relicário vermelho no pescoço de  Arnaldo e que nunca foi descoberta a identidade dessa pessoa, por isso Justa acredita que seu filho está protegido de todos os perigos.
Marcos Fragoso aparece na cidade, trata-se de um novo pretendente para Flor.  O moço mora na fazenda vizinha e se encanta com Flor. De passagem com seus empregados pela Oiticica, Marcos a corteja com seu chapéu. Arnaldo presencia a cena e vai embora. Nunca sentira um sentimento como aquele, o sertanejo sentiu uma profunda tristeza, como se alguém estivesse roubando algo dele. “Quiseram roubar-me o que mais amo neste mundo”- Disse Arnaldo durante um desabafo com seu amigo Jô.
Marcos já tem em mente que Gonçalo negará o pedido de casamento com sua filha, portanto combina com seu empregado, Luís Onofre, um plano para sequestrar Flor caso o capitão mor não conceder a mão da filha. E como previsto a resposta do capitão foi não.
Arnaldo sabia do plano de Marcos, portanto pediu a Jô para livrar Flor da armadilha. Jô misturou algumas ervas nas bebidas dos empregados de Marcos, então caíram no sono. Ele os amarra para impedir a fuga e assim o plano de Fragoso não teve sucesso.
Tendo as intenções de Marcos Fragoso com sua filha em mente, o capitão mor arranja um novo pretendente para sua filha, o escolhido foi Leandro Barbalho, um sobrinho do capitão.
Um casal contratado por Marcos Fragoso tenta dar um golpe no capitão, na tentativa de sequestrar Flor. Porém Arnaldo percebe e o plano falha novamente.
Por meio de uma carta Marcos Fragoso propõem o pedido de casamento a Gonçalo novamente e a resposta continuou a mesma. Fragoso fulo da vida decide invadir a fazenda do capitão e levar sua filha de qualquer modo. Leandro já havia chegado Oiticica para o casamento. Arnaldo, Jô e alguns índios estavam preparados para defender Gonçalo e sua família. Durante a cerimônia Marcos ataca, porém ele não esperava a presença dos índios.  Leandro é atingido por uma flecha e morre. O combate aumenta, mas Marcos, vendo que não conseguiria o que esperava, recuou.
Devido ao feito, o capitão concede o direito de Arnaldo usar seu sobrenome e qualquer pedido adicional que queira. Arnaldo pede a mão de Alina para Agrela, capataz que ajudou na luta contra Fragoso. FIM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com