TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto Teatral Na Escola: Leitura E Estímulo No Processo Individual E Coletivo Da Construção Do Sentido.

Trabalho Universitário: O Texto Teatral Na Escola: Leitura E Estímulo No Processo Individual E Coletivo Da Construção Do Sentido.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 4

1. TÍTULO

O texto teatral na escola: Leitura e estímulo no processo individual e coletivo da construção do sentido.

2. PROBLEMA A SER PESQUISADO

O texto teatral inserido como gênero a ser trabalhado na escola, revela-se como uma estratégia de leitura que oportuniza um processo de ensino-aprendizagem diferenciado para o adolescente, que através desses textos recebe estímulos diretos em seu processo individual e coletivo de construção de sentido e em sua capacidade de compreensão do mundo que o cerca.

3. JUSTIFICATIVA

O teatro e a literatura, bem como, a música, a pintura e tantas outras manifestações artísticas; desenvolvem funções sociais que vão além dos limites da arte pela arte. Um texto teatral traz em suas linhas, cenas e indicações de um tempo e espaço que se manifesta através dos personagens, que através dos atores ganham vida e levam para a plateia e/ou leitores reflexões, histórias e entretenimento, fato este que o classifica como gênero textual que explicita ou implicitamente possui uma função didática.

A leitura do texto teatral, com o auxilio de técnicas teatrais adequadas à adolescência mostra-se como um mecanismo de ensino-aprendizagem relevante, quando essas possibilidades são direcionadas a desenvolver expressão, relação de grupo, liderança, cooperação, criação e construção de sentido em aspectos individuais e coletivos. O lúdico constrói espaços onde a imaginação oportuniza a curiosidade que gera a sede pelo conhecimento, que deve ser estimulada diariamente e de maneiras múltiplas. Assim a literatura assume na adolescência o espaço da invenção, permitindo à encenação de tudo aquilo que escapa ao domínio da realidade imediata e construindo espaços onde a reflexão sobre a realidade gera meios de questionamentos e ações. Desse modo é possível notar que tanto o teatro como a literatura são manifestações culturais elaboradas por humanos e a serviço deles, com o intento de gerar conhecimento, entretenimento e a descoberta do eu através do outro.

O texto teatral escolhido para ser utilizado no desenvolvimento dessa pesquisa é o livro O Sumiço de Fantasia, da autora licenciada em Letras na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Michele de Mendonça Leite. Essa obra é o texto de um espetáculo teatral relacionado a um projeto desenvolvido entre 2006 e 2008, intitulado Os Brinquedos Mágicos, onde alunos dos cursos de graduação da UESC levavam esse espetáculo teatral para escolas municipais de Itabuna-BA, com o intuito de resgatar o interesse desses alunos pela leitura e por brincadeiras que estimulassem os processos de ensino-aprendizagem da infância. Trabalhar a literatura local, como objeto de leitura relacionado à pesquisa sugere a abertura de espaços mais definidos nas escolas de ensino fundamental, diante das obras que vem sendo publicadas nos últimos anos, considerando as produções da Editus que além do custo acessível dão prioridade as obras de autores regionais e ex-alunos da UESC.

Percebendo a função educativa, nos aspectos sociais e individuais que a leitura a partir do texto teatral possui, o presente projeto de pesquisa visa incluir o livro O Sumiço de Fantasia na rotina de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, com o intuito de investigar a construção de sentido da referida turma diante dessa obra e como a inclusão do texto teatral como possibilidade de leitura pode colaborar efetivamente no processo constitutivo do saber, formando indivíduos curiosos e dispostos a desenvolverem um papel melhor no processo ensino – aprendizagem, nas fases posteriores de sua vida acadêmica.

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Analisar os processos de construção de sentido individual e coletivo que a leitura do texto teatral na escola pode fomentar, considerando as estruturas do gênero e as reflexões que ele pode suscitar na adolescência.

4.2. Objetivos Específicos

• Estudar o gênero texto teatral e verificar sua inserção na escola;

• Realizar uma oficina que oportunize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com