TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo individual de socialização

Artigo: O processo individual de socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

O processo de socialização do individuo, inicia-se ao nascer. Nos primeiros contatos com os familiares, e assim acontecem no dia a dia da criança, na adolescência e só termina quando morre. Os pais são os primeiros e principais agentes de socialização, ao ensinar as boas maneiras de agir, de pensar e conviver naquele ambiente familiar.

Esse processo segue na escola, com a professora e os demais coleguinhas, esta fase é chamada de socialização primária, logo após vem a socialização secundaria que ocorre na adolescência.

Com a socialização a criança descobre a importância de se existir regras, normas e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida e esta (a sociedade), também ganha ao transmitir seus preceitos, ela se perpetua e se desenvolve. A família é o principal agente de socialização na criança, por ela é que são transmitidos traços de afetividade e apoio.

Podemos compreender então como agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de Status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes também acabam por formar opiniões e ajuda a compor a personalidade individual.

Com o tempo o individuo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status. Pois mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.

Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por ser uma novidade em termos de informatização, acaba por desempenhar um papel social muito importante e que chama atenção, porem pode ser positiva ou de forma negativa. Por conter cenas que estimule a violência e até mesmo cenas inadequadas para menores. Segundo o autor Reinaldo Dias: “as cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher” ela pode ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo.

Porem se estes meios forem utilizados de maneira consciente, pode ser muito proveitoso, a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a preocupação com o próprio meio social também pode ser estimulado através da televisão e da internet. É nesse contexto que a escola exerce um papel fundamental para auxiliar no processo seletivo das crianças. Ela que Dara o norte para que junto com os pais a criança venha a escolher o conteúdo que melhor se adapta na sua faixa de idade.

CONCLUSÃO:

Em toda minha vida desde criança, tive bons exemplos de caráter que contribuíram significantemente na formação da minha própria personalidade.

Apesar de ter tido a participação de um pai e de uma mãe em minha formação, não faltaram exemplos de boa conduta. A professora do primário, que me acompanhou durante os quatro primeiros anos de escola, ensinou não só as primeiras letras, mas também promoveu em mim um sentimento de participação em um grupo social, depois grandes heroínas no secundário, que acabavam dividindo com a classe suas vivências, suas vitorias e aflições. Todas foram importantíssimas para que eu fosse o que hoje eu sou.

Hoje, posso dizer que sou um homem bem resolvido, um estudante no ensino superior para que um dia eu posso ter um emprego bom e uma vida tranquila como todo mundo deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com