TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Paideia

Por:   •  1/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Odisseu e a ilha da neblina (Aventura). Direção de Terry Ingram. Reino Unido e Irlanda do Norte, 2008. A presença de ideais de Areté e Paideia

Esse filme retrata que depois de 10 de luta na Guerra de Troia, o rei de Ítaca, Odisseu e seus guerreiros são vitimas de uma maldição lançada por Poseidon, rei dos mares. Navegam sem rumo enfrentando criaturas malignas como cíclopes, bruxas e sereias. Eles lutam para voltar para terra mais acabam presos na Ilha da Neblina, onde terão que desafiar a Deusa do Submundo e suas criaturas aladas para salvar o mundo da morte e destruição.

Areté

Entre vos personagem eis que está o jovem Homero registrando cada fato ou acontecimento a pedido do rei. Os bravos soldados a cada batalha exprimem o seu amor ao rei à pátria e aos deuses do olimpo. Desse modo demonstram o à noção de cumprimento do propósito ou da função que receberam assim destacam-se a perfeição a virtude.

Nas batalhas fazia a memória de companheiros que deram a vida pelo rei e sua pátria invocando-os como heróis e protetores junto aos deuses a ligação deles com o divino suas crenças também é expressa.

Em meio as grandes lutas tinham como objetivo obter uma virtude a que todos aspiravam. Não mediam esforços para enfrentar todas as todas as adversidades. O heroísmo os impulsionava a não desistir e assim cumprir a missão.

Paideia

A meu ver a Paideia se dá na pessoa de Homero sempre com seu bloco de anotações registrando os acontecimentos para mais tarde transmitir suas experiências a seus alunos e discípulos para que os formassem cidadãos os levem a ser perfeito e completo. Através de seus escritos Homero desejava transmitir sua sabedoria  se conhecimento através dos fatos que presenciou .

No mundo contemporâneo, existe um ideal de Excelência para a construção pessoal?

Sim, mas praticamente passa despercebidos por não estar no mesmo nível exigido pela sociedade de hoje. Muito se busca pouco se faz.

• Se houver a Educação da atualidade vincula-se a esse ideal e apresenta uma proposta de formação para que esse ideal seja atingido?

Sim, existe uma preocupação com a formação humana e com a forma que o educando ,adquire o conhecimento, tem muito a se fazer a escola precisa se tornar bum ambiente construtivo que leve o aluno a despertar para aprender e fazer do professor um mediador do saber. Não podemos deixar de acreditar na possibilidade de construir uma sociedade onde o homem tenha consciência do seu papel e da sua importância perante o grupo.

• Coragem, beleza, habilidade, astúcia, trabalho e justiça compõem alguns dos elementos pelos quais temos apreço e que nos convidam ao exercício de uma Paideia? O aspecto educacional interessa na medida em que os alunos devem compreender que, conforme a sociedade, considerando tempo e lugar, concomitante à realidade econômica, social e cultural circundante, se configuram determinadas formas educacionais, para dar conta do perfil humano que se quer formar. Nesse item, podemos lançar a problemática: “Qual o tipo de pessoa a educação atual quer formar e porquê?”

Para alguns sim, para outros não em nossa sociedade contemporânea a beleza a astucias e o trabalho tem sido usado de forma maléfica para prejudicar pessoas e grupos. Olhando por outro ângulo temos o lado positivo quando unimos esses elementos em prol da sociedade trazemos transformações. Os trabalhos sociais promovidos por ONGS e outras instituições são o sinal de que isto é possível. Mas a falta de investimentos na área da educação é muito precária isso influencia a qualidade da educação que os alunos recebem assim como também a realidade que eles vivem em suas casas. No que se refere à formação humana a competição a busca pelo poder pelo ter e pelo ser é que os move. Porque não lhe interessa se os seus princípios são honestos se aquilo que fazem vai ou não afetar alguém o mundo consumista a cultura do descartável e as relações liquidam tem sido à base desta formação. O ser humano só investe naquilo que lhe trás benefícios a sim mesmo não podemos generalizar pois ainda temos muitos que lutam contra essa maré são pessoas que não desistem do objetivo de tornar a sociedade mais humana, justa e fraterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com