TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Paideia

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Quais são os grandes temas presentes no artigo?

Os grandes temas desse artigo são;

Amor a Pólis a finalidade da educação era totalmente voltada ao militares com preparação física para que o jovem ali formado pudesse lutar nas grandes batalha a ponte de perder a vida por amor a Pólis o modo que a sociedade era governada. A importância da educação em outras ciências buscando o desenvolvimento humano  

O individualismo e orgulhos que não permitia a unidade política  da parte dos gregos a Polis era considerado como o único meio possível de viver de modo civilizado

Crises sociais nas Pólis, surgimento de um núcleo comum de instituições das quais participavam apenas os cidadãos.

Pertença dos cidadãos desde criança totalmente ao estado até a morte  por qualquer anormalidade ou robustez exigida eram mortas  

A boa educação com letras, música e educação física se dava em escolas particulares dos quais poucos tinham acesso.

Ao concluir a educação básica a aprendizagem continuava por meio da convivência com a sociedade recebendo orientações e conselhos dos mais velhos

A poesia é vista como didática tornando-se uma fonte de formação e de transmissão do saber

Famílias nobres buscavam descobrir sua arvore genealógica para terem ligação a algum herói

Surgimento de novas cidades o desejo e a  busca por novos lugares e elaboração de mapas

Aparecimento da educação e aprendizagem das sete artes

A educação dos sofistas, completa, enciclopédica, pretendia formar os jovens com vista a uma futura intervenção na Pólis, a fazer deles bons dirigentes.

Os sofistas são os primeiros professore

Surgimento de uma nova educação em Atenas para atender a realidade democrática embora continue restrito as pessoas de posse

Surgimento de uma educação superior com as grandes escolas, Isócrates, a Platão e a de Aristóteles.

Nascimento da educação pública e a busca de oferecer o mesmo ensinam a moças e rapazes

2 – Quais são os elementos que caracterizam a educação espartana? Dos poetas que estamos investigando (Homero e Hesíodo), qual deles melhor representaria a educação espartana? Justifique sua resposta.

Os elementos que caracterizam a educação espartana são:

Ela estava totalmente voltada para o militarismo não se importava com a educação letral e musical e sim estar preparado fisicamente para a luta em nome da defesa da Pólis a ponto de perder a sua vida por amor a ela.

A partir do nascimento a criança já era avaliada minuciosamente por um ancião pra ver se seu porte físico era perfeito caso o contraria era morta elas pertenciam as sua famílias até os sete anos de idade, a partir disso tornavam-se propriedade do estado e eram levadas para uma espécie de escola militar a fim de serem preparadas para as lutas e batalhas que viessem a acontecer.

Testes de sobrevivência também faziam parte da educação os alunos passavam por inúmeras provas e testes de resistência buscando superar a dor, o cansaço, o frio, o calor, à chuva e a seca.

Realizavam-se grandes marchas assim como lutas corporais uns com os outros se não obedecessem a seu mestre ou não tivesses êxito nas provas passavam por terríveis punições físicas

Quanto ao que diz referente e aos poetas Homero e Hesíodo com qual dos dois o que melhor representa a educação espartana é Hesíodo pelo seguinte motivo, pois para ele o que dignificava o homem era o trabalho a honestidade junto à vida campestre sem grandes luxos. Hesíodo nasceu e morreu como pastor segundo ele isso agradava os deuses. Diferentemente de Homero via na educação uma forma de educar a pessoas para ser um herói modelo, nobre, valente e corajoso.

Contudo, não está apenas possuir um atributo próprio da nobreza, mas sim um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais tais como: a bravura, a coragem, a força e a destreza do guerreiro, a eloquência e a persuasão, e, acima de tudo, ter o espírito de herói, entendida esta como a fusão da força com o sentido moral.

3 - Cite dois aspectos tratados no texto sugerido para análise que apresentam informações que aprofundam o que foi discutido em nosso material didático.

Dois aspectos tratados nesse artigo destacam: A educação voltada ao patriotismo e a educação como base de construção da vida do ser humano.

Em Esparta as pessoas não eram vista por inteiro corpo alma e espírito elas tinham apenas a função de formar as mulheres para gerarem filhos robustos para dar ao estado forte guerreiros que davam sua vida pela Pólis, Não havia formação humana sentimentos e emoções eram postos de lado o vinculo familiar era desfeito pelo estado.

Já em Atenas a poesia a escrita e a musica eram bases para a formação humana do seu povo havia preocupações com os sentimentos e as emoções do corpo e da alma. Destacamos também a pratica esportiva a educação básica e superior aconteciam reuniões com o povo havia lugares voltados para o conhecimento a ciência a poesia proporcionando embora de forma restrita o desenvolvimento físico mental e espiritual do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com