TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso de Cada Fração do Petróleo

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

Petróleo

SUMÁRIO

Introdução……………………………………………………………………………………………….2

Composição Química……………………………………………………………………………….3

Fonte……………………………………………………………………………………………………….4

Processo de separação…………………………………………………………………………….5

Uso de Cada Fração do Petróleo……………………………………………………………...6

Conclusão………………………………………………………………………………………………..7

1

INTRODUÇÃO

O petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi – sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.

Os combustíveis derivados do petróleo respondem por mais da metade do suprimento total de energia do mundo. Seus subprodutos são também utilizados para a fabricação de tecidos sintéticos, borracha sintética, sabões, detergentes, tinta, plásticos, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, etc.

As maiores jazidas petrolíferas conhecidas e exploradas localizam-se principalmente nos Estados Unidos, México, Venezuela, Rússia (Cálcaso), Malásia (Bornéu) e particularmente no Oriente Médio (Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwai).

2

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

A composição química do petróleo é bastante complexa devido à diversidade de compostos, majoritariamente hidrocarbonetos. O petróleo também é constituído por alcanos, cicloalcanos, alcenos, ácidos naftênicos, enxofre, nitrogênio, oxigênio e menores quantidades de vanádio, níquel, sódio, cálcio, cobre e urânio.

3

FONTE

O Petróleo é originado pela decomposição de organismos chamados plâncton marinho, mais especificamente protozoários da classe dos Foraminíferos. Os Foraminíferos estão presentes na história geológica da terra desde os protozoários superiores (mais ou menos 600 milhões de anos)

O sistema petrolífero é composto por 6 etapas:

1. Rocha geradora: para que ocorra a geração de petróleo é necessário haver uma rocha com organismos capazes de se transformar em hidrocarbonetos. Os Foraminíferos são organismos marinhos de clima quente, logo as grandes jazidas petrolíferas já foram no passado extensas jazidas;

2. Maturação: Havendo matéria orgânica adequada na rocha geradora, é preciso que essa rocha seja submetida a pressão (da coluna de água e dos materiais sobrejacentes) e temperatura (vinda do manto terrestre). A janela de geração é entre 50° a 300°. Nesse processo ocorre a transformação de matéria orgânica em hidrocarboneto;

3. Migração: Por ser um material menos denso que a água, o petróleo tende a subir, ou seja, sair da rocha geradora. Esse processo de expulsão é chamado migração, acontece por fraturas que existem nas rochas;

4. Rocha Reservatório: Para que a rocha seja capaz de acumular hidrocarbonetos, é necessário que ela seja porosa e permeável. Exemplos: arenitos e calcários;

5. Armadilha (Trap): Estrutura ou rocha impermeável que impede a passagem do óleo para a superfície. Uma camada de sal tem esse papel, por exemplo;

6. Timming: Timming tem o sentido de ordem dos fatos. Por exemplo, a presença da rocha reservatória depositada depois da rocha geradora. Ou haver temperatura adequada na maturação da matéria orgânica. Ou a presença da armadinha antes da migração do óleo.

4

PROCESSO DE SEPARAÇÃO

Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica. Vejamos cada um desses:

1. Destilação Fracionada: baseada na temperatura de ebulição das frações. O petróleo é colocado em um forno, fornalha ou caldeira, e ligado a uma torre de destilação que possui vários níveis, também chamados de pratos ou bandejas. Conforme vai aumentando a altura da torre, a temperatura de cada bandeja vai diminuindo.

O petróleo é aquecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (573.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com