TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de didática

Tese: O conceito de didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Didática Geral

Atividade desenvolvida para a disciplina Teorias do Letramento à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Renata Nassralla Kassis.

Anhanguera Educacional

2014

A palavra educação tem sido utilizada, ao longo do tempo, com dois sentidos: social e individual.

DO ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social.

Não há grupo humano, por mais rudimentar que seja sua cultura, que não empreenda esforços, de um ou de outro tipo, para educar suas crianças e seus jovens. As crianças e os jovens participam das atividades dos adultos, e, pela experiência direta, aprendem às lendas, os mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de convívio e de recreação.

Portanto, a escola surgiu como instituição social, ao longo da história, à medida que á organização das sociedades foi se tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais mais vastas e sistematizadas.

Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade.

Enquanto a educação pode se processar tanto de forma sistemática como assistemática, o ensino é uma ação deliberada e organizada. Ensinar é uma atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos.

2. Conceito de Didática

A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte do ensino.

Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente a aprendizagem, por parte do aluno.

Todo sistema de educação está baseado numa concepção do homem e do mundo. São os aspectos filosóficos que dão á educação seu sentido e seus fins.

A didática, por sua vez, sendo parte da Pedagogia, também está calcada numa concepção filosófica.

3. Evolução histórica da Didática

Da Didática até o inicio do século XIX, predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar. Nesse tipo de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido. Ensinava-se a ler e a escrever da mesma forma que se ensinava um oficio manual ou a tocar um instrumento musical.

Os conhecimentos a serem adquiridos eram, até certo ponto, reduzidos. E para que os alunos pudessem repeti-los correta e adequadamente, o professor utilizava o procedimento de perguntas e respostas, tanto em sua forma oral como escrita. Embora esse ensino de caráter verbal, baseado na repetição de fórmulas já prontas, tenha predominado na prática escolar por muito tempo, vário foram os filósofos e educadores que exortaram os mestres, ao longo dos séculos, a dar mais ênfase á compreensão do que á memorização.

Apresentamos a seguir alguns filósofos e educadores que refletiram sobre o conhecimento e elaboraram teorias sobre o ato de conhecer, repercutiram no âmbito da Pedagogia.

Sócrates (século V a. C.) Para Sócrates o saber não é algo que alguém (o mestre) transmite á pessoa que aprende (discípulo). O saber, o conhecimento, é uma descoberta que á própria pessoa realiza.

O método socrático foi denominado de ironia e tem dois momentos: a refutação e a maiêutica.

Na refutação, Sócrates levantava objeções ás opiniões que o discípulo tinha sobre algum assunto e que julgava ser a verdade.

Tendo o discípulo tomado consciência de que nada sabia Sócrates passa então para a segunda parte de seu método que ele mesmo denominou maiêutica.

Partindo do conhecido para o desconhecido do fácil para o difícil Sócrates vai fazendo o seu discípulo uma série de perguntas que o leva a refletir, a descobrir e a formular as próprias respostas.

Sócrates afirmava que os mestres devem ter paciência com os erros e as dúvidas de seus alunos, pois é a consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.

JOÃO AMOS COMENIUS (1592-1670) Segundo Comenius, dentre as obras criadas por Deus, o ser humano é a mais perfeita. Dada sua formação cristã, Comenius acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem a atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e de todas as coisas.

Devido a sua longa experiência como professor, Comenius não foi apenas um teórico da educação. Ele teve também grande importância para a prática da instrução escolar, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino. A seguir, apresentamos alguns princípios defendidos por Comenius na sua obra Didática magna, publica em 1632, e que teve influência direta sobre o trabalho docente.

Ao ensinar um assunto o professor deve:

1. Apresentar o objeto ou ideia diretamente, fazendo demonstração, pois o aluno aprende através dos sentidos, principalmente vendo e tocando.

2. Mostrar a utilidade especifica do conhecimento transmitido e a sua aplicação na vida diária.

3. Fazer referência á natureza e origem dos fenômenos estudados, isto é, as suas causas.

4. Explicar primeiramente os princípios gerais e só depois os detalhes.

5. Passar para o assunto ou tópico seguinte do conteúdo apenas quando o aluno tiver compreendido o anterior.

Heinrich Pestalozzi (1746-1827) Defendendo a doutrina dos naturalistas, em especial a de Rousseau, Pestalozzi acreditava que o ser humano nascia bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com