TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contexto histórico do Simbolismo

Artigo: O contexto histórico do Simbolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Artigo  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

Simbolismo

O Simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França no final do século XIX em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.

Contexto Histórico

Foi um movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismo representa uma ruptura artística radical com a mentalidade cultural do Realismo – Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não racionais da existência.

O simbolismo redescobre e redimensiona a subjetividade, o sentimento, a imaginação, a espiritualidade, busca desvendar o subconsciente e o inconsciente nas relações misteriosas e transcendentes do sujeito humano consigo próprio e com o mundo.

Características da escola literária

-Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos.

-Caráter individualista

-Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo

-Estética marcada pela musicalidade

-Produção de obras de arte baseada na intuição, descartando a lógica e a razão.

-Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e assonância (repetição de fonemas vocálicos).

Simbolismo em Portugal

Inicia – se oficialmente com a publicação de Oaristos, de Eugênio de Castro em 1890.

Antonio Nobre (1867 -1900)

Nasceu no Porto em 16 de agosto de 1867, cursou Direito na Universidade de Coimbra não chegando a se formar, foi para Paris, onde frequentou cursos livres. Morreu de tuberculose em 1900. Em 1892 lançou o seu primeiro livro de poesias Só sua principal obra.

A obra Só e considerado o livro mais triste que há em Portugal, e também e marcado pelo temperamento melancólico de Antonio de Nobre, pela subjetividade expressa na exclusiva preocupação consigo próprio.

Camilo Pessanha (1867 – 1926)

Nasceu em Coimbra em 1867, formou – se em Direito e exerceu advocacia e magistério em Macau. DE saúde muito frágil pelo consumo do ópio, morreu de tuberculose em 1926.

Clepsidra nesse livro predomina o estranhamento entre o eu e o corpo. As suas obras são relacionadas a magoa, a dor e a morte.

Eugenio de Castro (1869 – 1944)

Poeta e autor dramático, nascido a quatro de março de 1869 em Coimbra falecido a 17 de agosto de 1944, na mesma cidade. Formado pela faculdade de letras de Coimbra. A obra de Eugenio de Castro foi dividida em duas fases:

Primeira fase: Conhecida por ser a fase simbolista, ou seja, que corresponde a sua obra produção poética ate o fim do século XIX.

Segunda fase: E a chamada fase neoclássica, correspondendo às poemas escritos no século XX. O poeta este mais voltado a Antiguidade Clássica a ao passado de Portugal.

Oaristos sua principal obra é um livro de revoltas feito com alma ardente.

Simbolismo no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com