TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do significado das palavras e suas modificações de sentido

Abstract: O estudo do significado das palavras e suas modificações de sentido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Abstract  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

Semântica

É o estudo do significado das palavras e de suas modificações de sentido.

 Polissemia - Consiste no fato de uma palavra poder assumir vários significados, de acordo com o contexto em que está inserida.

João era o cabeça da empresa. (cabeça: líder) Maria bateu a cabeça no vidro. (cabeça: parte do corpo)

 Denotação - É o uso de palavras em seu sentido próprio, real.

Dói-me a cabeça. Fábia comprou um espelho.

 Conotação - É o uso de palavras em seu sentido figurado, subjetivo. Ele é o cabeça da turma. Os olhos são o espelho da alma.

Tipologia textual

 Texto Literário: expressa a opinião pessoal do autor, que é transmitida por meio de figuras; é impregnado de subjetivismo. Predomina a conotação.

Ex: um romance, um conto, uma poesia...

 Texto não literário: preocupa-se em transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva, informativa, com sentido real. Predomina a denotação. Ex: uma notícia de jornal, uma bula de medicamento.

Tipos de composição

 Descrição: descrever é representar verbalmente um objeto, uma pessoa, um lugar, mediante a indicação de aspectos característicos, de pormenores individualizantes. Requer observação cuidadosa, para tornar aquilo que vai ser descrito um modelo inconfundível. Não se trata de enumerar uma série de elementos, mas de captar os traços capazes de transmitir uma impressão autêntica. Por isso, impõe- se o uso de palavras específicas, exatas.

 Narração: é um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginários. São seus elementos constitutivos: personagens, circunstâncias, ação; o seu núcleo é o incidente, o episódio, e o que a distingue da descrição é a presença de personagens atuantes que estão quase sempre em conflito.

Elementos envolvidos na Narração:

a) Quem? Personagem. b) Quê? Fatos, enredo. c) Quando? A época em que ocorreram os acontecimentos. d) Onde? O lugar da ocorrência. e) Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos. f) Por quê? A causa dos acontecimentos.

 Dissertação: dissertar é apresentar ideias, analisá- las; é estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lógicos; é estabelecer relações de causa e efeito. Aqui não basta expor, narrar ou descrever, é necessário explanar e explicar. O raciocínio é que deve imperar nesse tipo de composição e, quanto maior a fundamentação argumentativa, mais brilhante será o desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com