TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da família Flores

Abstract: O objetivo da família Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Abstract  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Leia atentamente o caso a seguir:

O objetivo da família "Flores" foi manter o negócio que iniciou com o bisavô paterno. Numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, seu Gabri (como era conhecido), montou sua primeira lojinha de discos. Naquela época, os discos de vinil estavam em alta. A garagem ao lado de casa foi o ponto de partida para uma rede enorme de lojas que atualmente atende o mercado musical em várias cidades do RS e SC.

No começo, seu Gabri tinha uma caderneta que acabou ficando famosa. Marcava todas as compras dos clientes no que chamava de CRM - Caderneta de Registro Mensal. O cliente comprava um disco (do Roberto Carlos, por exemplo), seu Gabri registrava na CRM e ainda utilizava esses registros para analisar os gostos e as tendências mais frequentes de acordo com a procura dos clientes. Assim, nunca deixava um cliente esperando muito tempo, aliás, tão pouco faltava-lhe mercadorias.

É certo que a empresa foi crescendo, e ao mesmo tempo, a dificuldade em gerenciar a CRM. Sugiram as novas gerações da família, novas visões de negócio foram sendo incorporadas àquela prática de outrora.

Hoje em dia, a empresa possui a matriz em Porto Alegre, mas suas filiais estão nas principais cidades do RS e de SC. Um sistema de informação, já testado em outras organizações do mesmo ramo de negócio, foi implantado na matriz, com conexão com todas as filiais da empresa.

O sistema integra diferentes áreas da organização, desde as compras, até as vendas, gerenciamento de estoques, marketing, financeiro, contábil, etc.

Hoje é possível saber, por exemplo, quem são os melhores clientes das lojas de SC: o que compram, o que desejam. Os relatórios, que podem ser acessados pela alta gestão da empresa, dão uma completa visão de mercado, como também de tendência da própria empresa diante do contexto em que está inserida.

Uma vez cadastrado numa loja do interior de Santa Catarina, os dados dos clientes podem ser acessados em qualquer outra loja, por exemplo, do RS.

Isso permite também aos gerentes de cada loja que situe seus negócios diante dos demais, ou seja, os relatórios mostram quem está vendendo mais, o que está vendendo e etc.

As equipes de trabalho da matriz, em Porto Alegre, trabalham nesse contexto de integração, onde a comunicação (seja por e-mail ou por MSN, por exemplo) agiliza os processos e dá maior credibilidade aos negócios.

O sistema de informação geral, embora integrado, funciona em duas frentes: aquele que integra as lojas do RS e o que integra as lojas de SC. O banco de dados concentra a informação de todos, porém os processos são subdivididos a fim de manter certa organização.

Quando uma loja de SC, por exemplo, vende um violão, essa compra é cadastrada no sistema, que automaticamente processa a compra (armazena no banco de dados central), emite a nota ao cliente e gera uma baixa no estoque central. Assim, raramente uma loja tem falta de algum produto. Tudo funciona de maneira muito integrada e eficiente.

Certamente, com um controle de informação como esse, a pequena loja do seu Gabri tomou proporções gigantescas no mercado atual.

A partir do caso acima responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com