TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você quer dizer com a Organização?

Tese: O que você quer dizer com a Organização?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

O que você entende por Organização?

Entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.

Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.

Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?

Desde a sua primeira definição, na metade do século XVII, a maioria das organizações fundamenta sua estrutura e administração nos pressupostos herdados da física newtoniana, analisando ou entendendo as coisas em partes separadas. Assim, a maioria das empresas conhecidas sofre com o grave problema da compartimentação ou construção de “silos”, que otimizam o todo e impedem o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, quando é necessário maior dinâmica na coordenação entre as partes separadas, maior rapidez de informação e realimentação por parte de suas estruturas.

Assim, essa organização tradicional, que era vista como sólida e permanente, é substituída por relações de alianças, parcerias, participações e acordos, estabelecidos de acordo com a necessidade, e funcionam, de forma temporária, baseadas em objetivos, políticas e estratégias comuns, trabalho em equipe e na capacidade de persuasão de atores e stakeholders. Para essa organização atual, o mercado pode ser local ou regional, porém a concorrência é global.

São necessários clareza e equilíbrio dos dirigentes e tomadores de decisão quanto à escolha das técnicas e ferramentas destinadas a reestruturar as organizações. Para o autor, dentre as abordagens de mudança que lidam com estrutura e processos, destacam-se a Administração da Qualidade Total, a Reengenharia de Processos e a Aprendizagem. Essas abordagens distinguem-se pela maneira e profundidade com que mapeiam, discutem e analisam os processos organizacionais, o que termina ocasionando mudanças mais ou menos radicais.

Assim, a abordagem da Administração da Qualidade Total dedica uma atenção cuidadosa no entendimento prévio das características dos atuais processos e sugere intervenções incrementais para realizar a melhoria contínua deles. Já a Reengenharia de Processos ignora as características dos processos atuais e privilegia o entendimento dos objetivos fundamentais dos processos para possibilitar o desenho de outros novos e revolucionários.

A Aprendizagem Organizacional examina, cuidadosamente, os processos atuais e suas estruturas básicas, a fim de possibilitar a adaptação deles de modo a apoiar estruturas aperfeiçoadas.

Para Martin (1996), a sobrevivência de uma Organização é afetada pela sua capacidade de aprendizagem, a qual se apresenta como o único modo de colocar a Organização à frente das concorrentes.

Desta maneira, aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes é fundamental, apesar de a informação e de o conhecimento poderem “vazar” ou serem copiados por outras organizações. A sistematização do processo que gera o conhecimento no trabalho diário é que se transforma em principal vantagem competitiva dessa nova era. Assim, “a empresa do futuro será projetada para aprender, constantemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com