TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado das cores, emoções e sentimentos.

Por:   •  3/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

Tipografia e Teoria das Cores

2021

1-INTRODUÇÃO

O significado das cores, emoções e sentimentos.

A cor está presente em nosso cotidiano, utilizamos- a para diversas coisas, como: escolher alimentos, a roupa, o tênis, o carro, a decoração da casa, dos móveis, do jardim e assim por diante. Sempre pensamos que cor vai combinar com qual, evitar comprar certos tipos de cores e até mesmo aquela que vai nos agradar. Devido a esses fatores a cor vem sendo aplicada intencionalmente em meios televisivos, anúncios, internet, livros, na arquitetura principalmente, revistas e outros diversos meios de comunicações.

As cores são mais que particularidades físicas, refletidas pela luz, pois elas trabalham o psíquico e o psicológico de cada um, transmitindo sentimentos e características, do amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância à feiura, do modernismo ao antiquado, entretanto, tudo isso vem a partir de nossa infância que é enraizada com os pensamentos, afetando nossa razão e emoção.    

O significado das cores é relativo. Diversas vezes sensações causadas nos remetem a valores simbólicos, desencadeado do ambiente em que vivemos ou do próprio contexto cultural. Podemos citar o vermelho como exemplo, em determinados contextos se originam com diferentes significados, ou seja, o significado das cores é muito vasto. Para cada pessoa, em determinado lugar, ocasião, objeto, origina-se um sentimento e emoção diferente do outro. As vezes traz o efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar.

Por fim, na história vários cientistas estudaram as cores, como: Aristóteles, Leonardo da Vinci, Leblond e outros intelectuais. O que mais teve destaque foi Newton, por ter descoberto prisma e suas sete cores. Assim se deu origem a vários estudos e até mesmo a psicologia das cores, escrito pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe, tratando sobre “Teoria das Cores”.  Nesse momento, surge pela primeira vez o conceito de harmonia e percepção subjetiva da cor. Com base nesse estudo, a psicóloga Eva Heller escreveu em 2008, o livro, “A Psicologia das Cores”, desenvolvendo ainda mais as conclusões de Goethe e aprofundando o estudo da relação entre a cor e a mente humana.

  1. Cores quentes

As cores quentes são aquelas associadas ao Sol, ao sangue, ao fogo e que transmitem sensações de alegria, calor e descontração. Elas são o vermelho, o amarelo, o laranja e algumas das suas variações. Diversos profissionais, tanto da área artística, arquitetura ou até da psicologia, utilizam as interpretações que envolvem as cores para realizar seus trabalhos. 

Muitos artistas e estudiosos já estudaram a teoria das cores. Leonardo da Vinci, por exemplo, afirmava que a cor era uma característica da luz e não dos objetos. A temperatura da cor estaria, assim, relacionada com a propriedade da luz branca. Do ponto de vista psicológico, tons quentes estimulam a alegria, entusiasmo e vivacidade, trazendo energia e disposição. Entretanto, dependendo de como são empregados, podem sugerir a agressividade e a impulsividade, como é o caso da cor vermelha. Essa cor ainda está associada ao sangue e ao coração. Nos ambientes deve ser usada com parcimônia, mas se bem utilizada estimula o acolhimento e abre o apetite. 

O círculo das cores é uma representação gráfica e simplificada das cores visíveis aos olhos humanos. Apresentado em forma de círculo, ele é dividido em 12 partes e cada uma delas demonstra uma cor, sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Essas são cores puras, que não se fragmentam. Todas as outras cores serão formadas a partir destas. Às cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. E, por último, as cores terciárias são formadas pela mistura das cores secundárias com as cores primárias.

As cores quentes também são usadas na arquitetura e a forma de utilizá-las desempenham papeis importantes na decoração de interiores. A escolha da tonalidade certa colabora para aumentar ou diminuir a concentração no ambiente de trabalho, passando a sensação de segurança ou limpeza em uma clínica, ou ampliar a criatividade em um escritório de publicidade.

Desta forma, as cores quentes trazem a sensação de excitação, acolhimento e devem ser usadas em ambientes que deseja despertar acolhimento e despertar os relacionamentos. Estas cores também podem influenciar os ambientes, como por exemplo: 

O vermelho por ser uma cor vibrante e enérgica, provoca alegria. Pode ser usada em salas de estar e jantar, pois, elas contribuem no fortalecimento dos relacionamentos. Deve ser usado, entretanto, com cautela nos escritórios, pois pode despertar a sensação de perigo. 

Já o amarelo, por estar relacionada com a criatividade, ela é muito usada em escritórios de publicidade e comunicação em geral. Também pode ser colocada em ambientes de estudos para estimular a concentração. Um cuidado a ser tomado é evitar o amarelo na cozinha e refeitório, pois ela é um grande estimulante para a fome. 

Enquanto o laranja, é uma cor da criatividade e dos relacionamentos. Pode então ser usada nas salas de estar e de visita, escritórios criativos, ambientes de lazer. Só não é recomendado exagerar muito nessa cor, pois pode gerar um pouco de desconforto. 

Efetivamente as cores quentes parecem aquecer o ambiente e vale ressaltar que todas as cores apresentam três importantes características, que são: Matiz, Tom e Intensidade.

  1. cores frias

As cores frias compreendem o azul, o verde e o violeta.  Segundo a temperatura das cores, esses matizes estão relacionados ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas. No que diz respeito às emoções, por exemplo, as cores frias podem transmitir sensação de paz, equilíbrio, tristeza, solidão e distanciamento. 

Para despertar sentimentos e estados de espíritos, elas podem ser usadas de diferentes maneiras, como na decoração de ambientes, artes plásticas e propagandas. Entretanto, as cores são definidas como impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos. Elas transmitem uma sensação visual através da presença de luz, logo elas não constituem um fenômeno físico, e sim um fenômeno fisiológico. Prova disso, é que um mesmo comprimento de onda de luz pode ser percebido de maneiras diferentes por diferentes pessoas, pois vai depender da quantidade de luz que está presente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (219.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com