TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO TRABALHO DA FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

Tese: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO TRABALHO DA FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

DO ENSINO FUNDAMENAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2013

TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO apresentado à Professora Adriana Tonato Camarotti, para avaliação parcial da disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, do 5º semestre, do curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera UNIDERP, Pólo de São José dos Campos.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2013

Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

A proposta Curricular tem como objetivo reformular a Disciplina e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pretendendo-se dar ênfase a questão da estrutura de ensino, estrutura de produção e também das relações sociais, sempre foi vista como uma utopia, agora podendo ser concretizada. Vai buscar resgatar a qualidade do ensino e o seu valor.

È através da disciplina Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que o professor deve resgatar o valor do seu trabalho, sendo que no contexto da sociedade burguesa, este foi restringido a executar tarefas já pensadas e elaboradas em outras instâncias. O professor tem o dever de resgatar sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo ensino-aprendizagem, não deixando que outros profissionais e instituições assumam neste processo tão importante e decisivo, com isso há perdas no prestígio social e também salarial.

A intenção da proposta abordada é fazer com que se entenda o ensino e aprendizagem como um processo produtivo e a junção entre os diversos profissionais que fazem parte deste processo e irão produzir uma determinada estrutura de poder, ou seja, a organização destas relações sociais (Escolas, Secretarias, Conselhos e outras) vão transformar a escola.

Outra questão a ser tratada pela disciplina é o avanço da tecnologia dentro do contexto educacional, ela representa condições que podem determinar rupturas nas formas de se produzir ensino-aprendizagem, e esta poderá ser ultrapassada limitando possibilidades e alternativas de aprendizagem mais produtivas e interessantes. O professor precisa ter condições para poder exercer o papel de mediador, instrumentos estes que devem ser oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), voltados para os interesses e necessidades da população, por falta dos mesmos, acaba somente atendendo as necessidades do mercado.

Ao longo de toda a história da Educação no Brasil, nos deparamos com os baixos índices de desempenho escolar, como o caso da evasão escolar e da repetência, fatos que podem comprometer a cidadania da população, portanto é de responsabilidade de todos os profissionais da educação compromissados com a Proposta Curricular e que dêem condições objetivas ao professor a se constituir num agente decisivo na construção da escola e no processo ensino-aprendizagem.

Sempre que houve reformas e aperfeiçoamentos dos sistemas na LDB, o fator central foi omitido, que é a estrutura de produção de ensino-aprendizagem escolar, não é aumentando os anos de escolaridade, o número de dias letivos ou alterando a habilitação dos profissionais, mas sim que modifique a estrutura de produção, aflorando assim uma outra estrutura de poder. Não somente o poder de falar, mas o poder de decidir sobre as diretrizes políticas, critérios administrativo/ financeiro, etc. Sendo assim, novos conceitos foram adotados pela LDB, que vem responsabilizando a Família, a Sociedade Civil e o Estado no ato de educar.

Sabemos que a realidade educacional é resultado da ação histórica determinada do homem, mas temos a possibilidade de transformá-la, e essa proposta para a disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino vê o professor como trabalhador coletivo e articulador deste processo.

Em relação ao assunto abordado cabe ao Ministério da Educação (MEC) dar condições necessárias a todo processo, já que é suas atribuições criar normas, acompanhar e avaliar normas e programas federais, implantar políticas para a Educação, assim como é de sua responsabilidade estabelecer estratégias, diretrizes e prioridades na aplicação dos recursos públicos destinados à Educação. Portanto é um direito de toda sociedade exigir uma Educação de qualidade e igualitária.

Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos

O Ensino Fundamental de nove anos começou a ser discutido no Brasil em 2003 e a ser implantado em 2004, tendo os estados e municípios o prazo para sua implantação até o ano de 2010, conforme a Lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de2006, em 2011 os 5.565 municípios brasileiros da rede pública já iniciaram o ano letivo com 100% de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, isso significa que crianças de seis anos de idade têm matricula assegurada no primeiro ano do ensino fundamental da rede pública.

Para o Ministério da Educação (MEC) a proposta é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade, favorecendo principalmente as classes populares. Para isso o mesmo deve oferecer os suportes necessários destinados ao mesmo.

O ensino de nove anos veio para criar mais oportunidades aos alunos, assegurando o acesso da criança de seis anos no ensino fundamental, além de outras vantagens como: ao ingressar mais cedo no sistema de ensino o aluno vai prosseguir alcançando mais nível de escolaridade; vai aumentar o número de crianças incluídas no Sistema da Educação; vai contribuir para uma escolarização mais construtiva; contribuir para mudanças na estrutura e cultura escolar; conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos.

Segundo as orientações do Ministério da Educação (MEC), referindo-se aos projetos políticos pedagógicos é para que contenham estratégias que contribuam com o desenvolvimento da criança, ampliando a qualidade do seu tempo, bem como ao professor que deve ser assegurado à programas de formação continuada específicas para turmas de seis anos de idade.

Para o ensino fundamental de nove anos, a Secretária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com