TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigos Científicos: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 7

ORGANIZAÇÃO E METODOLIGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

ATPS entregue como requisito para conclusão da disciplina “ORGANIZAÇÃO E METODOLIGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL”

”,

Sob orientação do (a) tutor (a) EAD Vanessa Alves

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Através de uma programação pedagógica baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Escola oportunizar diversificados âmbitos de experimentação e atividades, a fim de possibilitar à criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso e coerente, para a construção de uma autoestima positiva e, por outro lado, ampliar o seu universo cultural para que conquiste progressivamente segurança e autonomia, percebendo-se como um ser que usufrui e interfere no meio, expresse suas vivências, conheça seu próprio corpo, capacitação, limitação, necessidades e possibilidades, enfim, desenvolva todo o potencial de sua cidadania enquanto ser humano.

Organização Administrativa e do Corpo Docente:

A Equipe escolar é constituída por equipe técnica da qual fazem parte a diretora, da escola, o assistente da diretora e a coordenadora pedagógica.

Equipe Docente da qual fazem parte as professoras em regência de classe.

Equipe Administrativa Auxiliar da qual fazem parte as, auxiliares de classe, auxiliar de serviços gerais e cozinheira.

Direitos E Deveres Da Equipe Escolar

São direitos do professor, opinar sobre programas e sua execução, plano de curso, método, técnicas, livros didáticos, propondo à Direção medidas que objetivam o aprimoramento do ensino aprendizagem e sua avaliação.

São deveres do professor, manter atitude favorável à linha educacional da Escola, nos aspectos filosófico, social e psicológico, em qualquer situação escolar, planejar adequadamente o seu trabalho junto às crianças, participar das atividades recreativas e extraclasse, considerando a importância desta participação na relação professor-aluno.

Caracterisitnas do Sistema Ensino Brasileiro

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes.

A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior. De acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e aos Estados e o Distrito federal, no ensino fundamental e médio. O governo federal, por sua vez, exerce, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, cabendo-lhe prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é oferecida em creches, para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas, para crianças de 4 a 6 anos. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito na escola pública, cabendo ao Poder Público garantir sua oferta para todos, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria. O ensino médio, etapa final da educação básica, tem duração mínima de três anos e atende a formação geral do educando, podendo incluir programas de preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional.

Além do ensino regular, integram a educação formal: a educação especial, para os portadores de necessidades especiais; a educação de jovens e adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciências e à tecnologia, com o objetivo de conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. O ensino de nível técnico é ministrado de forma independente do ensino médio regular. Este, entretanto, é requisito para a obtenção do diploma de técnico.

Em se tratando do ensino fundamental de nove anos, ha vantagens e desvantagens, sem dúvida; eu particularmente sou a favor do ensino de 9 anos visto que nós mulheres precisamos trabalhar, e deixamos nossos filhos na escola, inclusive pesquisas internacionais mostram que não é cedo alfabetizar aos 6 anos ou até antes. Aprender é sempre bom, porque vivemos de uma cultura letrada, é sempre um desafio, uma conquista, algo muito bom, desde que seja feita de forma correta, trabalhando adequadamente de acordo com a faixa etária, o Lúdico em Evidência.

A Educação básica para quem trabalha com o ensino fundamental de 9 anos, os docentes precisam ter conhecimentos Pedagógicos específicos sobre a fase do desenvolvimento das crianças, as teorias se avançam cada vez mais e o professor precisa acompanhar as mudanças de uma sociedade em mutação. O professor na sua formação deve ser participativo engajado nas questões sociais e pedagógicas, deve conhecer bem o regimento escolar que define regras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com