TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Específicos

Tese: Objetivos Específicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, devido à falta de hábito e os brinquedos de alta tecnologia que retêm boa parte da atenção das crianças, a escola passa a ser a maior oportunidade que as mesmas têm de se aproximarem da leitura.

A leitura se faz presente em todos os níveis educacionais e é fundamental na formação do aluno e do cidadão. Assim sendo, cabe a ela dar subsídios para esse desenvolvimento, contribuindo para a formação de um homem crítico, capaz de compreender as características sociais, culturais e políticas do meio no qual está inserido.

Por isso, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluímos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura. Onde as dificuldades dos alunos com relação a leitura, devem ser trabalhados e enfatizados em todas as disciplinas de maneira interdisciplinar, visto que, o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias, proporcionadas no currículo escolar.

A leitura contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, portanto, ela deve estar habituada à leitura, mesmo informal, até mesmo antes de ir à escola, para que no futuro desenvolva essa atividade com prazer e não por obrigação.

“Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, e a função do educador não seria somente ensinar a ler, mas também a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem conforme seus próprios interesses, necessidades e fantasias seguindo as dúvidas e exigências que a realidade lhe representa”. (MARTINS, 1999, p.34).

*******Foto da Ana lendo****************

JUSTIFICATIVA

Não se forma bons leitores e escritores se não houver um contato direto com textos de diversas formas literárias.

O importante é que o material escrito apresentado ao aluno seja interessante, despertando assim a curiosidade das crianças e a vontade delas em viajar pelas histórias.

Para incentivar o desenvolvimento do " hábito da leitura" e da escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes,funcionários e educando na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. de um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatóriasna prova Brasil, Saresp e no vestibular, onde só se obtém êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar ossentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência . Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leituranas crianças, consideramos importante a realização do presente projeto: " Hora da Leitura", que será desenvolvido com o objetivo maior de despertar nas criançaso gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Objetivos Específicos

Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras. Promover o hábito da leitura por meio dos diversos recursos literários, articulando temas atuais utilizando a oralidade como ferramentas na costrução e produção de textos.

Objetivos Gerais

. Envolver as famílias nas práticas de leitura;

. Estimular a leitura e o prazer de ler;

. Desenvolver a linguagem verbal e oral do aluno;

. Despertar o senso crítico de cada um;

. Incentivar a formação de novos escritores.

. Propor situações de práticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais:

. Solicitar empréstimos de livros e preservá-los sempre limpos e com boa aparência.

Duração do Projeto

Durante todo o ano letivo.

Público Alvo

O Projeto Hora da Leitura poderá ser utilizado tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Recursos

Humano

Livros

Textos diversos

Sacola do projeto

Músicas

som

DVD

CD

TV

Revistas

Gibis

Tesoura

Lápis de cor

Barbante

Papel

Fantoches

Cola

Brinquedos

Jogos, enfim qualquer material que possa despertar o interesse da criança.

METODOLOGIA

Deverão ser usados vários recursos didáticos para tornar as aulas agradáveis, prazerosas e estimulantes e não cansativas ou entediantes. Inicialmente o projeto constará de cinco atividades:

1ª. Atividade: A leitura será feita em sala de aula pelo professor ou alunode um tipo de texto a critério do professor no início de suas aulas. Essa atividade tem comoprincipal objetivo envolver os alunos em debates orais para que expressem sua opinião sobre os temas tratados e também saber ouvir com atenção e demonstrar respeito e interesse pela leitura do professor ou aluno.

*******Foto da professora lendo em sala de aula***************

2ª. Atividade: Expor num canto da sala de aulalivros, gibis, revistas, etc. Essa exposição poderá ser feita num carrinho d supermercado, numa mesa colocada no fundo da sala ou escaninhos.

Esse material exposto serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com