TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da aprendizagem cognitiva social

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 12

         Teoria  da aprendizagem cognitiva social

    O  psicólogo americano Albert Bandura desenvolveu dos  princípios  dessa teoria. Enquanto os behavioristas veem a ação  do  ambiente  sobre a  pessoa  com  o  principal impulso para o desenvolvimento , Bandura 1997 , 1998 ; Bandura  e  Walters , 1963 sugere que o impito para o desenvolvimento bidirecional . Ele chamou esse concelto de determinismo recíproco , a  pessoa age sobe o mundo na medida que o mundo age sobre a pessoa .

   A  teoria  da  aprendizagem social clássica sustenta que a pessoa aprende sobre o comportamento social apropriado principalmente observando e imitando modelos , isto é  , observando outras pessoas , como os pais , os professores ou os heróis dos esportes . Esse processo é chamado aprendizagem observacional ou modelamento.

  A teoria  cognitiva social da aprendizagem busca compreender o comportamento humano em relação a aprendizagem. Ela parte da idéia que as pessoas não só aprendem através do que fazem de forma afetiva como também aprendem observando a ação de outras pessoas. Esta teoria pretende indicar os fatores externos e internos , que agem nos processos humanos da aprendizagem de forma sistemática e completa podendo assim descrever os elementos importantes da conduta humana .

  Os comportamentos dependem dos ambientes e das condições pessoais , que por sua vez dependem dos próprios comportamentos e dos contextos ambientais , que se veem afetados pelos outros dois fatores. Vale ressaltar que a influência relativa dos fatores ambientais , pessoais e comportamentais variam em função do indivíduo e da situação .

  A aprendizagem por observação e imitação é frequentemente designada por modelação . Podemos distinguir a modelação e modelos vivos que são as pessoas e modelos simbólicos , que correspondem a modelos apresentados oralmente , por escrito ou por outras vias audiovisuais . Na teoria cognitiva social da aprendizagem a percepção de auto eficácia e motivação compreende o comportamento motivado como um comportamento dirigido a um objetivo , ativado e sustentado através das espectativas a cerca dos resultados antecipados das ações e da percepção de auto-eficácia para executar aquelas ações .

 No estudo da motivação a percepção de auto-eficácia , o estabelecimento dos objetivos , e as consequências resultantes da observação de modelos ou da comparação social e as expectativas de resultados são tópicos extremamente importantes definidos na teoria cognitiva social .

Teoria  cognitiva de Piaget

 Piajet privilegia a maturação biológica , por aceitar que os fatores internos prepunderam sobre os externos , postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.

Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra a visão particular e peculiar , egocêntrica que as crianças mantém sobre o mundo ,vai progressivamente aproximando-se da concepção dos adultos , torna-se socializada e objetiva . Segundo Piaget , o pensamento aparece antes da linguagem , que apenas é uma das suas formas de expressão . A formação do pensamento depende basicamente , da coordenação dos esquemas sensório motores e não da linguagem .

 No entanto o processo de transformação vai depender sempre de como o indivíduo vai elaborar e assimilar as suas interações com o meio , isso porque avisada conquista da equilibração do organismo reflete as elaborações possibilitadas pelos níveis de desenvolvimento cognitivo que o organismo detém nos diversos estágios de sua vida. A esse respeito , para Piajet os modos de relacionamento com a realidade são divididos em quatro períodos ;

 Os  estágios do desenvolvimento humano

  Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da  espécie  humana que são caracterizados por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor , no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento .

                 

       1°  Período : Sensório-motor   (0 a 2 anos)

       2° Período : Pré-operatório      (2  a  7 anos)

       3° Período : Operações concretas  (7  a 11 ou 12 anos)

       4° Período  :  Operação  formais  (11  ou  12  anos em diante )

       Cada  uma dessas  fases é  caracterizada  por  formas diferentes de organização mental que possibilitam  as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia( Coll e Gilliéron , 1987) . De Uma forma geral , todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma sequência , porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza ou não, dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que ''a divisão nessas faixas etárias é uma referência , e não uma norma rígida  , conforme lembra Furtado . Abordaremos , a seguir , sem entrar em uma descrição detalhada , as principais características de cada um desses períodos.

  Período Sensório-motor (0 a 2 anos) : segundo La tailler (2003) . Piaget usa a expressão ''a  passagem do caos ao cosmo'' para traduzir o que o estudo sobre a construção do real descreve e explica. De acordo com a tese piagetina , ''a criança nasce em um universo para ela caótico , habitado por objetos evanescentes ( que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção) , com tempo e espaço subjetivamente sentidos , e causalidade reduzida ao poder das ações , em uma forma de onipotência'' . No recém nascido , portanto , as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo , o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos(como a succção , o movimento dos olhos , por exemplo).

 Período pré-operatório ( 2 a 7 anos) : Para piaget , o que marca a passagem do período sensório motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica , ou seja , é a emergência da linguagem . Nessa concepção , a inteligência é anterior à lógica , que constitui o núcleo do pensamento racional . Na linha piagetiana , desse modo , a linguagem é considerada como uma condição necessária ,mas não suficiente ao desenvolvimento , pois existe um trabalho de reorganização da ação cognitiva que não é dado pela linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com