TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação do efeito Osmose

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A osmose é o nome dado ao movimento do solvente, entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico importante na sobrevivência das células.

O solvente movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de solvente, mas impedem a passagem de outras moléculas.

A pressão que deve ser aplicada sobre a solução para medir o fluxo de solvente é denominada pressão osmótica. Esse aumento acontece quando ocorre a separação de duas soluções com o mesmo solvente através de uma membrana semipermeável, que faz com que o resultado apresente duas soluções com a mesma concentração. A osmometria, por sua vez, é conhecida por estudar o surgimento da pressão osmótica nas soluções. 

2. OBJETIVOS

        Observar a passagem do solvente de um meio hipotônico para um meio hipertônico por meio de uma membrana semipermeável.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

  • 01 pedaço de “pele” de linguiça (deve ser de animal e não de plástico);
  • Suco de beterraba com bastante açúcar;
  • 01 recipiente com água;
  • 02 pedaços de linha.

3.2 MÉTODOS

        Na “pele” de linguiça, uma das extremidades foi amarrada com um pedaço de linha e logo em seguida foi colocado um pouco do suco de beterraba, deixando um espaço vazio em seu interior. Após isso, a outra extremidade dessa “pele” foi bem amarrada com outra linha. A solução foi colocada em um recipiente com água; deixando-a em repouso por 2(dois) dias.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Após 2(dois) dias, podemos observar que o nível na “pele” com a solução saturada e a água é mais baixa, enquanto o compartimento com água está mais alto que o início.

Nessa experiência, vê-se que a pressão no interior da “pele” aumentou e fez com que o suco de beterraba atravessasse a membrana, para o recipiente com água e, devido a isso, ocorreu difusão entre o suco e a água; dando origem a uma nova solução, enquanto o açúcar permaneceu no interior da “pele” de linguiça. Esta passagem espontânea de solvente de uma solução mais diluída para outra mais concentrada através de uma membrana semipermeável é chamada Osmose, e o estudo do aumento da pressão osmótica das soluções é chamada de Osmometria.

5. CONCLUSÃO

        A partir do experimento realizado, foi possível observar com êxito a passagem do solvente de um para o outro através de uma membrana.

6. REFERÊNCIS BIBLIOGRÁFICAS

FELTRE, Ricardo. Química. 6ª.ed. São Paulo: Moderna, 2004. 417 p.

Disponível em: < http://www.soq.com.br/conteudos/em/propriedadescoligativas/p7.php>. Acesso em: 23 nov. 2013.

Disponível em: < http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/propriedades-coligativas>. Acesso em: 23 nov. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com