TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores de argumento

Tese: Operadores de argumento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta

Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso, eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina com suas próprias palavras o que são os operadores argumentativos e ilustres seus diferentes usos com exemplos.

Os operadores argumentativos são palavras ou expressões que são responsáveis pela ligação, pela coesão de duas orações. Outra função é mostrar a força argumentativa dos enunciados, a direção(sentido) para o qual apontam .

São elementos lingüísticos explícitos, cuja finalidade é indicar a argumentatividade dos enunciados veja alguns exemplos.

Operadores de finalidade: que indicam uma relação de finalidade destaca-se a fim de, a fim de que, para, para a, para que, com o objetivo que, etc. PEDRO trabalha para que, sua irmã estude.

Operadores de explicação: induzem uma justificativa ou explicação. Irei embora, pois, amanhã terei que trabalhar.

Operadores de adição: somam argumentos a favor de uma mesma conclusão. JOANA estuda e trabalha.

Operadores de causa e conseqüência: indicam uma oração subordinada. Estou feliz por que, recebi meu salário.

Os operadores argumentativos fazem parte da gramática da língua e tem a função direcionando o enunciatário para que percorra o caminho proposto pelo enunciador dentro de um enunciado.

Interpretação e Produção de Textos

A disciplina Interpretação e Produção de Textos serve para você, cada um de nós, exercitar o uso da língua e de outras linguagens de forma mais consciente tanto no curso, no seu trabalho, quanto no dia a dia. Nós somos sujeitos sociais e, por isso, interpretamos e construímos ativamente diversos textos. A proposta é, então, apresentar o que é leitura, como nós lemos, as estratégias usadas antes, durante e pós-leitura; leitura de textos literários, informativos, da mídia entre tantos outros.

A proposta também é levá-lo a produzir de forma objetiva ou lúdica, técnica ou com humor; enfim, expressar-se.

Interpretação e Produção de Textos é uma disciplina que abrange o básico do uso da língua: a leitura e a produção. O tempo todo nós usamos a língua portuguesa, ou seja, o tempo todo falamos, ouvimos, lemos e escrevemos, e, quando praticamos essas ações, estamos, na verdade, interpretando e produzindo textos.

A nossa volta está cheia de textos: conversações entre os familiares, os colegas, as crianças, em casa, no local de trabalho, nas ruas; recados, MSN, torpedo, twitter; informações em outdoors, placas, embalagens; notícias televisivas, novelas, filmes; pesquisas em jornais, livros, sites.

A comunicação é mediada por uma infinidade de signos. Na atualidade, em que a comunicação é interplanetária, estabelecemos infinitas conexões com pessoas de todos os cantos do mundo, o que nos obriga a decodificar um universo poderoso de mensagens e a nos adaptar a elas: comunidades virtuais do Orkut, conversas pelo MSN, compras e negócios fechados pela rede, e tem mais, se essa informação foi dominantemente verbal até o momento, agora também se torna visual com a chegada do YouTube.

Sabemos o quanto a força da imagem exerce fascínio e entendemos, definitivamente, que não há mais como sobreviver neste mundo sem que tenhamos de adaptar-nos constantemente às novas e diferentes linguagens disponíveis.

Questionário da unidade I

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com