TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oralidade E Escrita

Ensaios: Oralidade E Escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  4.706 Palavras (19 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO: A educação infantil sendo a primeira etapa da educação básica tem como função primordial possibilitar o desenvolvimento integral das crianças. Dentro dessa perspectiva o ensino e aprendizagem da leitura e escrita nesta fase inicial da escolarização é um dos elementos importantes a serem trabalhados, uma vez que permitem às crianças a ampliação de possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas sociais onde se faz necessário as habilidades da linguagem oral e escrita. Compreende-se que aprender a ler e escrever é apropriar-se do código linguístico, é tornar-se um usuário da leitura e da escrita. Desta forma, o trabalho pedagógico deve estar organizado dentro de um contexto onde aprender a ler e escrever faz parte de um longo processo evolutivo ligado à participação em práticas de leitura e escrita, onde as crianças estabeleçam relações sobre as características da linguagem presentes ao seu redor. Todavia, este artigo científico construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, apresenta conhecimentos teóricos e práticos sobre a construção da linguagem oral e escrita na educação infantil.

Palavras-chave: Linguagem, Criança, Conhecimento.

SUMMARY: Early childhood education is the first stage of basic education's main function is to enable the full development of children. Within this perspective the teaching and learning of reading and writing at this early stage of schooling is one of the important elements to be worked out, since they allow the children the greater possibilities of inclusion and participation in various social practices where needed the skills of oral and written language. It is understood that learning to read and write is appropriating the language code, is to become a user of reading and writing. Thus, the pedagogical work should be organized within a context where learning to read and write is part of a long evolutionary process linked to participation in practices of reading and writing, where children establish relationships on language features present around . However, this constructed from a literature search, scientific paper presents theoretical and practical knowledge about the construction of oral and written language in early childhood education.

Keywords: Language, Child, Knowledge.

INTRODUÇÃO.

A capacidade de ler e escrever aumenta as possibilidades da vida, na medida em que permite as pessoas, a construção de categorias que auxiliam uma melhor compreensão do mundo e a transmissão de valores pessoais, sociais e culturais. Desta forma, a aprendizagem da linguagem oral e escrita na Educação Infantil é uma das temáticas a serem trabalhadas com a intencionalidade de possibilitar as crianças à construção de muitos conhecimentos e o desenvolvimento cognitivo dentro de um contexto real, onde a leitura e a escrita sejam significativa e tenham funcionalidade nas diversas práticas sociais.

Contudo, sendo aluna concluinte do Curso de Docência do Ensino Fundamental e Médio, foram realizados estudos e pesquisas permitindo conhecimentos a respeito desta modalidade de ensino da Educação Básica, assim como quem são os sujeitos que estão inseridos nesse contexto, em que fase se encontra e quais as potencialidades sociais, culturais, cognitivas, físicas e afetivas que eles apresentam; a finalidade desse artigo científico é adquirir através da pesquisa bibliográfica, conhecimentos sobre a construção da linguagem oral e escrita pelas crianças que estão inseridas nas instituições de ensino, assim como, quais as atividades pedagógicas auxiliam as crianças nesse processo.

Sendo o objetivo principal desse trabalho científico analisar a aquisição da linguagem oral e escrita na Educação Infantil através da relação dinâmica entre teoria e prática.

A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. E para conhecê-la e compreendê-la melhor, é necessário sempre levar em consideração suas condições reais de vida, a origem social, a cultura, pois é a partir desse contexto determinante que ela constrói seu conhecimento.

Olhar a criança como ser que já nasce pronto, ou que nasce vazio e carente dos elementos entendidos necessários à vida adulta ou, ainda, a criança como sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação, foram durante muito tempo, concepções amplamente aceitas na Educação Infantil até o surgimento das bases epistemológicas que fundamenta, atualmente, uma pedagogia para a infância. (BRASIL, 2006, p.13)

As mudanças de concepções diante do que é ser criança vêm oportunizando a todos os envolvidos na Educação Infantil um reconhecimento de que a creche e a pré-escola devem propiciar à criança desenvolvimento integral – físico, cognitivo e psicológico, numa prática sustentada em conhecimento científico e metodológico; assumindo uma concepção de infância, como um período da vida e não como uma fase de transição.

A criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e desenvolvimento. É um ser humano completo porque tem características necessárias para ser considerado como tal: constituição física, formas de agir, pensar e sentir. É um ser em crescimento porque seu corpo está continuamente aumentando em peso e altura. É um ser em desenvolvimento porque essas características estão em permanente transformação. E as mudanças que vão acontecendo são qualitativas e quantitativas.

Considerando que cada criança é única, nosso desafio enquanto educador é desenvolver uma escuta atenta e um olhar sensível às produções infantis, que vão nos informar sobre seus conhecimentos, interesses e as hipóteses que levantam para a solução de problemas. Essa escuta e olhar sensíveis revelam as aprendizagens que não estão somente nos livros, mas as aprendizagens que são fruto das interações com o meio, que passam pelo desejo e pela superação de desafios, que partem tanto do mundo exterior como da vontade íntima da criança de ultrapassar seus limites.

Hoje já se sabe que as crianças devem ser estimuladas a adquirir autonomia na solução de problemas e para isso é preciso dar a elas espaço e liberdade para explorar o mundo a seu redor. Pois, os elementos de seu entorno que compõem o meio natural, social e cultural irão configurar formas de potencializar o desenvolvimento infantil.

No momento atual, em nosso país, a Educação Infantil é reconhecida nos documentos oficiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com