TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oralidade e Prática de Escrita

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Cristiane Dias de Abreu

RGM: 19789548

Curso: Pedagogia

Atividade II

Considerando o estudo proposto e observando a vivência em sala de aula percebemos que o professor insere atividades que contemplam o desenvolvimento da oralidade com o intuito de tornar o aluno mais seguro, a fim de que ele se expresse com mais segurança, trabalhe a timidez e a socialização.

Então desde o início da aula até a despedida e até mesmo ao propor atividades como os deveres de casa, durante todo esse processo existe uma preocupação do professor em investir no aprimoramento das capacidades comunicativas, dessa forma as atividades buscam incentivar a oralidade. Dessa forma, quando abordadas técnicas e práticas de leitura e escrita e assim devidamente aplicadas, ocorre uma assimilação e uma aprendizagem, ajudando o conjunto escola-família.

O trabalho de gêneros textuais diversos contribuiu positivamente com crescimento cognitivo do aluno e a inserção em seu meio, pois quando o professor pode buscar trabalhar com a oralidade em diversos momentos como por exemplo, o desenvolvimento de uma leitura de receita, trabalhar ingredientes e receber um produto final, essa abordagem atinge um grau de incentivo ao aluno, que socializa, encontra sentido na produção e desenvolve uma sensação de pertencimento.

O professor, lembrando que precisa trabalhar a leitura e escrita com enfoque na comunicação, favorecendo a capacidade do aluno de assumir papéis na sociedade, assim  visando formar alunos leitores que sejam capazes de contribuir para a constituição de bons escritores alunos e que consigam se expressar, despertando durante o processo de ensino e aprendizagem a confiança que o aluno deve ter em si mesmo.

Lembrando que não é só falar, o ato de tornar audível palavras pensadas, e sim compreender e elaborar uma fala, possuir o entendimento do que está expressando, daquilo que está externalizando, com coesão afim que consiga transmitir exatamente o que pretendia.

A língua oral deve ser contextualizada, pelo seu papel no processo de ensino, todas as áreas do conhecimento estão relacionadas e contribuem com a percepção da importância de falar, escutar, ler e escrever de maneira coesa, assim o docente deve pontuar e ensinar o educando a respeitar momentos e pensar tornando um ser capaz e crítico em seu meio.

Durante o estágio realizado, pude observar que a professora favorecia o desenvolvimento da oralidade, com atividades de leituras de textos de diferentes gêneros, como livros, histórias em quadrinho, jornais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com