TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Monografias: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Denise de Fátima Moraes RA: 3300491156

Fabiana Ap. da S. Cardoso RA: 3333549587

Fabiana Aparecida Galvão RA: 6582342134

Gemerson Pereira Carlos RA: 3365574642

Maria Aparecida Rodrigues RA: 3319530043

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância Talita de Moraes Marcelino.

PIRACICABA

23 de abril de 2013

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar que o Ensino Fundamental de 9 anos alem de a criança passar mais tempo na escola os professores precisam se qualificar para poder atender essa nova lei e que as escolas tem suas estruturas e a ajuda de algumas organizações para poder juntos e ter um ensino de boa qualidade.

Estrutura e funcionamento da educação infantil e do ensino fundamental

O que agora é proposto deve ser visto como uma complementação ao trabalho original e um redirecionamento, dada a ênfase que se pretende dar a questão da estrutura do ensino enquanto estrutura de produção e, como tal, também enquanto estrutura de relação sociais. Neste sentido, há que se considerado caráter de “aposta” de utopia desta proposta, tendo como conceito de utopia a transformação possível, portanto baseada em condições reais e concretas. A partir da própria a partir da própria pratica pedagógica escolar posta hoje, e não de modelos idealizados. A utopia passa a ser, portanto, não um mero desejo, mas um avanço possível, dado as condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no movimento histórico da escola e, conseqüentemente, do sistema de ensino.

Na medida em que e professor vai restringido seu trabalho execução de tarefas já pensadas e elaboradas em outras instancias o seu trabalho agrega pouco valor em termos de ensino - aprendizagem. Para seu trabalho valer mais, devera o professor resgatar sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção de ensino – aprendizagem. Na medida em que ele abre Mao disso, não interessando a razão desta resistência equivocada,deixando que outros profissionais e instituições o substituam na função mais decisiva do processo,que e definir as políticas,organizar processos,acompanhar e avaliar,ele esta contribuindo para que o seu trabalho tenda perder o valor,o que se manifesta dos níveis salariais,e também no prestigio social de sua profissão

O que se esta querendo com a presente proposta e fizer com que o professor entenda o ensino e aprendizagem escolar como um processo produtivo ele não só produz o ensino- aprendizagem, mais também uma estrutura de relação sociais entre os diversões profissionais que fazer parte do processo,isto e,ao produzir o ensino-aprendizagem propriedade dito,a escola produz também uma determinada estrutura de poder

Assim, o sistema de ensino, no seu sentido mais amplo (escola, secretarias, conselho, etc.). Nada mais e do que a expressão (necessidade) da forma escolar de produzir o ensino - aprendizagem

E esta estrutura de relação social de produção, a partir da escola, que o professor precisa compreender e desvelar o seu real conteúdo; perceber que esta escola, mesmo sendo parte de uma organização mais ampla, e a base e a própria razão de ser desta organização.E a possibilidade de transformar esta organização passa necessariamente pela transformação da escola.

E preciso que o professor se pergunte: como fica o magistério no conjunto desta relação e também das mudanças que se processam na sociedade e no próprio sistema educacional, por diversos fatores, mas principalmente os determinados pelo avanço da tecnologia? Algumas questões se colocam como básicas nesta perspectivas de construir junto aos futuros professores um olhar reflexivo criticam sobre o desenvolvimento da educação no Brasil.

Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

O ensino Fundamental de nove anos foi inserido na Educação Brasileira em duas etapas inicialmente pela Lei n 11.114, de 16 de Maio de 2005, modificando o artigo seis da Lei n 9.394/96. Que determinava que a criança de seis anos fosse matriculada no Ensino Fundamental.

Alguns meses depois foi sancionada a lei n 11.274 de seis de Fevereiro de 2006 que determinava que o Ensino Fundamental tivesse a duração de nove anos, porém esta lei tinha um prazo de até 2010para que os Estados e municípios implantassem esse novo modelo de duração do Ensino Fundamental de 9 anos.

Uma das vantagens de se iniciar o ensino com seis anos é que as classes menos favorecidas tivessem o acesso a educação, mas vale lembrar que tem que haver o numero de vagas suficiente para nutrir a uma grande demanda de alunos e garantir também uma boa qualidade de ensino.

Quando a criança passa do ensino Infantil para o Fundamental ela deixa de ser criança e passa a ser um aluno com seus direitos e deveres, por isso que o professor tem que ser bem qualificado e preparado.

O aluno precisa ser motivado com atividades especificas para a série inicial e a escola tem que oferecer espaços adequados para receber essas crianças.

O Ensino de nove

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com