TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Monografias: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer e evidenciar os detalhes da organização do ensino brasileiro, com ênfase no ensino fundamental. Apontar os pontos de vista positivos e os pontos a melhorar sobre o ensino fundamental de nove anos, definir qual o nível de formação obrigatória para o profissional que atua no ramo da educação básica e demonstrar as atribuições do MEC, juntamente com suas diretrizes de ensino que contribuem para a funcionalidade da educação no Brasil, informações que auxiliam para o conhecimento do educador.

Etapa 1

Funcionamento do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental e as atribuições do MEC.

A educação infantil e a educação fundamental são consideradas como ensino básico, pois possuem o objetivo do direito da formação comum básica para o exercício da cidadania, para futuramente uma sequencia de ensinos superiores e consequentemente progressão no mercado de trabalho. Porém, para que esse ciclo ocorra é necessário diretrizes de ensino. É nesse momento que o MEC comparece com suas atribuições, para que o sistema de ensino brasileiro funcione de modo suficiente e igualitário, contudo muitas vezes não é o que ocorre.

De forma resumida, a educação infantil tem como principal função desenvolver a criança no seu intelecto, social, conhecimento de corpo e psicológico, que é oferecido de três a quatro anos nas creches, e de cinco a seis anos nas pré-escolas, acompanhadas de apenas um (uma) professor (a). Já o ensino fundamental é dividido em duas etapas, os fundamentais I(1º ao 5º ano) e II(6º ao 9º ano), composto pelas matérias de língua portuguesa, matemática, geografia, ciências, história, educação física, artes e estrangeiras (inglês e espanhol), além da inserção da informática, todas aplicadas por professores de acordo com a especificidade. Todas essas características foram estabelecidas pelo MEC, para que ocorra o funcionamento da alfabetização, de maneira inteligente e satisfatória, para que alcance todas as crianças.

Porém, muitas vezes esse sistema é falho. Várias crianças não passam pela educação infantil, perdendo uma fase muito importante para seu desenvolvimento educacional. Alunos são aprovados de série pra série, sem estarem completamente alfabetizados, comprometendo sua continuação no ensino médio e na não realização do ensino superior. Realidades, que por sua vez poderiam ser evitadas se as escolas seguissem corretamente as normas estabelecidas pelo MEC.

Além do Ministério da Educação estabelecer a sequência de como deve ser aplicada as fases do ensino básico. Também possui atribuições que asseguram o desenvolvimento com qualidade do aprendizado nas escolas. Suas contribuições são para o espaço físico da escola, disponibilidade de material didático que instiguem as crianças a aprenderem, capacitação curricular para o aprimoramento dos professores, alimentação, transporte para os alunos que moram longe das escolas, disseminação de tecnologias educacionais e de processos de qualidades, que nada mais é avaliações para avaliar o andamento do aprendizado nas escolas públicas.

É claro, que nem sempre essas atribuições acontecem de maneira igualitária para todas as escolas. Muitas instituições de ensino, de regiões carentes, não tem o devido prestamento de serviço, ou porque os próprios alunos e comunidade destroem, ou porque simplesmente são esquecidas, pois não há ninguém que conteste esse esquecimento. Nesses casos é importante, que toda a comunidade esteja envolvida com as escolas. Pois o ambiente escolar é composto por alunos, professores, educadores, funcionários, pais e claro a comunidade. As escolas públicas só serão bem sucedidas, quando todos esses integrantes entenderem que essa junção, que fará o bom desenvolvimento das escolas, e consequentemente gerando estudantes que elevaram com competência os índices de ensino de qualidade no Brasil.

Etapa 2

As vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

Fazer com que a educação básica seja mais completa e eficiente, e que possibilite uma convivência maior na escola, além de assegurar que todas as crianças tenham acesso ao ensino, é o objetivo do MEC (Ministério da Educação) com a ampliação do ensino fundamental para nove anos. Porém é importante apontar as vantagens e desvantagens, para que não afetem o aprendizado das crianças.

A vantagem do ensino fundamental de nove anos é principalmente permitir que a criança tenha um período maior no ambiente escolar. Outros pontos que podemos ressaltar são fazer com que a taxa de crianças fora da escola diminua, criar um novo método de ensino, já que as crianças entrarão com seis anos e não mais com sete, no 1º anos do fundamental e assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas. É claro que, se essas vantagens forem realmente colocadas em prática, serão muito bem aproveitadas no ensino fundamental.

Porém, todos os novos métodos criados possuem também suas desvantagens. E uma das principais, são os professores não estarem devidamente preparados para receber e ensinar crianças entre cinco e seis anos, pois é necessária uma maneira diferente e adequada para aplicar e colocar em prática a alfabetização. Outra desvantagem é as escolas não estarem preparadas no âmbito educacional e estrutural, para atender essa mudança. Assim, é necessário que esses pontos negativos sejam analisados e corrigidos, para que o ensino fundamental de novo de anos tenha funcionalidade.

Portanto, o ensino fundamental de nove anos possui suas desvantagens que devem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com