TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Artigos Científicos: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução............................................................................................................4

As principais características brasileiras..............................................................5

Atribuições do MEC...............................................................................................

Estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino......................6 Fundamental no Brasil...........................................................................................

Vantagens e desvantagens do ensino Fundamental de nove anos..................7

A organização auxiliar da Escola........................................................................9

Formação dos Docentes....................................................................................10

Organograma Perfil do Professor.....................................................................11

Considerações finais..........................................................................................12

Referências Bibliográficas.................................................................................12

INTRODUÇÃO

A finalidade desta Atps, é observar e pontuar as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de 9 anos.

Elencando a socialização, valores, normas e saberes que asseguram a integração social através do meio em que ele vive, de sua cultura e suas necessidades.

A formação continuada dos professores, que antes tradicionais com aulas expositivas e agora como mediadores de conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências em suas fases de desenvolvimento.

Os professores são peças fundamentais na construção dos saberes por que operam as novas gerações com o intuito de prepará-las e educá-las para serem

participativos e ativos no meio social onde vivem.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ENSINO BRASILEIRO

No Brasil a Política Educacional tem como dimensão, o foco privilegiado nas principais características do Ensino Fundamental.

A educação infantil e fundamental através de perspectivas constrói uma reflexão mais crítica sobre a educação brasileira.

Tecnologias e metodologias novas avançam a todo instante para contribuir com o ensino aprendizagem, facilitando a construção ou planejamento do conteúdo.

O MEC dentro desse contexto propõe que o professor não só ensine o conteúdo, mas que as atividades sejam mediadas de modo produtivo e dinâmico, trabalhando assim a relação social entre os indivíduos.

ATRIBUIÇÕES DO MEC

A Estrutura Regimental do MEC, só ficou realmente estabelecida pelo decreto n° 4791 de 22 de julho de 2003.

Depois desse decreto 4.791 que teve como objetivo estabelecer uma estrutura regimental na educação brasileira, que dá direito atodos os brasileiros o direito a educação, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, o EJA, a educação profissional para todos. Com essas atribuições o MEC estabeleceu ainda o direito a educação especial, trazendo assim um avanço na educação brasileira com assistência financeira a famílias carentes para escolarização de seus filhos.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Para analisarmos a estrutura e o funcionamento da educação básica brasileira, temos que partir do princípio que no Brasil tinha uma educação tradicional baseada em um professor que expunha seu conhecimento, e o aluno “aprendia” passivamente, e era avaliado á medida do que se aprendia.

Com o surgimento da Escola Nova, que foi um grande marco na educação brasileira iniciou-se uma grande mudança educacional, um pouco contida com o regime militar, mas que foi a referência para que em 1980, junto a Constituição Federal e o ECA (Estatuto da criança e adolescente) fossem feitas mudanças e avanços significativos na área educacional no País. Mudanças essas que fundamentaram a LDB, lei que rege a educação no Brasil, que tem dentre seus conceitos a estrutura da educação básica dividida entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentre essa divisão denominava-se que o ensino fundamental seria no mínimo de oito anos.

Analisando as mudanças sociais relevantes, e seus reflexos na educação houve uma nova reestruturação, implantando assim o ensino de nove anos, uma vez que as necessidades das crianças teriam evoluído perante esse reflexo.

Em 2004 junto á secretaria da Educação Básica aumentava-se o tempo de permanência no Ensino Fundamental, baseada nas seguintes temáticas: a escola seria um espaço de integração de seus alunos, que possuiria um currículo amplo baseado na interdisciplinaridade, e que o tempo escolar fosse disposto a fim de cumprir tal currículo.

A nomenclatura então passou a redefinição de:

Creche para criança de 0 á 3 anos, visando uma forma lúdica de preparação para o letramento.

Pré-escola para crianças e 4 e 5 anos com o mesmo fim educacional da creche, mas acompanhando seu nível cognitivo de maturação.

Ensino fundamental para criança de 6 a 14 anos, com uma nova visão metodológica, atingindo o aluno como ser pensante social e crítico. Mudando assim o currículo do ensino fundamental, baseados em projetos políticos pedagógicos, agora por lei, criados por sua própria unidade escolar atendendo suas reais necessidades. Entendendo assim que as funções pedagógicas hoje no Brasil, perante sua estrutura legal é voltada as razões sociais vigentes, podendo desde letrar seus educando, até formá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com