TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental De Nove Anos

Monografias: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental De Nove Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Júnia Vitorino da Silva RA: 2505068855

Marcela Medeiros Leite RA: 4300063999

Talita Vilela Lemes RA: 3830705937

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms. Édina Domingues.

TAUBATÉ

INTRODUÇÃO

O artigo tem por finalidade nos mostrar a importância dos estudos sociológicos que define a educação em dois aspectos:

O primeiro, como meio de socialização, de valores de normas e saberes que asseguram a integração social;

E o segundo, como meio de seleção social que deve contemplar, dentro da ordem e da harmonia, uma divisão do trabalho cada vez mais complexa.

A Sociologia nos ajuda a entender que a educação é o meio mais abrangente para uma socialização. Sendo o homem um conjunto de conhecimentos que constitui a civilização, que é o resultado da sociedade. O sentido sociológico é uma educação entendida não apenas da forma que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imprescindível sobre os indivíduos que é a socialização. Sendo que toda educação consiste num esforço continuo, para colocar a criança formas de ver e agir as quais ela não chegaria de modo espontâneo. Os professores são peças fundamentais, que realizam o meio sistemático sobre as novas gerações com o intuito de educá-las para serem participantes ativos do meio social em que vivem.

CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

À sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os métodos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos sujeitos. A Sociologia da Educação é a vertente da sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Èmille Durkeim, Karl Marx e Max Weber.

Sabemos que o Estado é um regulador social que tem o propósito de estabelecer a ordem na sociedade. A educação, sendo uma das funções do Estado, torna-se também regulador dessa moral. Para Durkheim socializar é educar.

Ele vê a educação como um forte instrumento de sintonia social, pois procura interagir levando o homem à prática coletiva (social) tendo o indivíduo passado parte de sua vida dentro dela. Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo promover e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais condições tem forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.

Sendo assim a função da escola também é de formar pessoas que se adaptem a estrutura social (vigente) tendo como parâmetro a ordem social. A escola deveria preparar os jovens, por meio de normas básicas, para conviverem em sociedade. Hoje a escola tem esse intuito, porém, não os formando para a interpretação e análise crítica sobre a nova realidade, e sim como instrumentos para as novas

tecnologias.

A escola continua sendo uma instituição de importante papel na sociedade pela sua capacidade de instrução e pela sua função socializadora. Pois para Durkeim o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o âmbito em que está inserido, a saber, quais são suas origens e as condições de que depende, e não poderá sabê-lo sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está representada. Por tudo isso, Durkheim é também considerado um dos preceptores dos ideais republicanos de uma educação pública, monopolizada pelo Estado e laica, liberta da influência do clero romano. Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir novamente", escreveu. Os professores, como parte responsável pelo desenvolvimento dos sujeitos, têm um papel determinante e delicado. Devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para não tirar a autonomia de pensamento dos jovens. A proposta de Durkheim levará o aluno a seguir sozinho.

A sociologia da educação começou a se firmar por Max Weber, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As suas concepções têm como início a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho fértil, acreditando que dessa relação, nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.

Do ponto de vista metodológico, Weber deixou sua marca na sociologia por romper com os pressupostos teóricos do positivismo e do funcionalismo, iniciar uma nova forma de assaltar a realidade social.

Weber inaugura, assim, o chamado “individualismo metodológico” que parte da premissa de que as estruturas sociais são explicadas a partir do sentido conferido pelos indivíduos ao seu comportamento. Para ele a sociedade não é feita de sujeitos que ordenam e outras que obedecem como pensavam Max e Durkheim.

Na visão de Weber a sociedade é fruto das ações racionais das pessoas; no processo de produção capitalista faz a interpretação de que existe uma relação própria entre a ética protestante e o desenvolvimento de uma prática. Sendo assim ela então é organizada das ações do indivíduo e suas interações visando estabelecer valores a serem compartilhados.

Com o desenvolvimento, foi preciso a aplicação de um consenso entre os sujeitos. Em sinopse, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a união do conhecimento ao trabalho para assim ter uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com