TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia ensino fundamental

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO:

O MEC é o órgão responsável pela organização da educação brasileira e por assuntos que lhe diz respeito. O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios, como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça. A estrutural regimental do MEC como conhecemos só ficou estabelecida realmente pelo decreto n° 4.791, de 22 de julho de 2003.

O MEC é responsável por cuidar de todos os assuntos relacionados à Educação Brasileira, ele cuida desde transporte e alimentação escolar, até a política Nacional de Educação. Fica sobre seu encargo também a responsabilidade de fiscalizar se todas as leis educacionais estão sendo cumpridas em todo territorio nacional. O MEC é um ministério de extrema importância no âmbito da educação brasileira pois, ele deve assugurar que esta ocorra sempre da melhor forma possível e também visando sempre melhorias.

O ensino fundamental, no Brasil, passa agora a ter nove anos de duração e incluem crianças de seis anos de idade, o que já é feito em vários países e em alguns municípios brasileiros há muito tempo. Ainda existem muitas dúvidas entre os educadores. Muitos se questionam se é melhor que elas estejam na educação infantil ou no ensino fundamental. Do ponto de vista legal, os direitos sociais precisam ser assegurados e o trabalho pedagógico precisa levar em conta a singularidade das ações infantis e o direito à brincadeira, à produção cultural tanto na educação infantil quanto no Ensino Fundamental. Nesse sentido é preciso garantir que as crianças sejam atendidas também nas suas necessidades de aprender e de brincar e que o trabalho seja planejado e acompanhado por adultos tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, o que poderá significar também, uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais tempo para se apropriar dos conteúdos e consequentemente da aprendizagem. A inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental requer diálogo institucional e pedagógico entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, dentro da escola e entre as escolas, com alternativas curriculares claras.

Neste início do processo de ampliação do Ensino Fundamental, existem muitas perguntas sobre o currículo para as classes das crianças de seis anos de idade, entre as quais se destaca: Como estas crianças aprendem? Qual proposta pedagógica é mais adequada? Qual conteúdo?

Acredita-se que a mudança na estrutura do Ensino Fundamental não deve se restringir ao que fazer exclusivamente nos primeiros anos, pois este é o momento para repensar todo o Ensino Fundamental. É no momento da implantação que os sistemas, terão a oportunidade de rever currículos, conteúdos, práticas pedagógica para todo o Ensino Fundamental. Estando a criança no ensino obrigatório ela precisa ser atendida em todos os objetivos legais e pedagógicos estabelecidos para essa etapa de ensino

Paralelamente à estrutura organizacional, muitas escolas mantêm Instituições Auxiliares tais como: a APM (Associação de Pais e Mestres), o Grêmio Estudantil e outras como Caixa Escolar, vinculadas ao Conselho de Escola (onde este existia) ou ao Diretor. A APM reúne os pais de alunos, o pessoal docente e técnico-administrativo e alunos maiores de 18 anos. Costuma funcionar mediante uma diretoria executiva e um conselho deliberativo. O Grêmio Estudantil é uma entidade representativa dos alunos criada pela lei federal n.7.398/85, que lhe confere autonomia para se organizarem em torno dos seus interesses, com finalidades educacionais, culturais, cívicas e sociais. Ambas as instituições costumam ser regulamentadas no Regime Escolar, variando sua composição e estrutura organizacional. Todavia, é recomendável que tenham autonomia de organização e funcionamento, evitando-se qualquer tutelamento por parte da Secretaria da Educação ou da direção da escola.

AS ATRIBUIÇÕES DO MEC:

O Ministério da Educação (MEC) é uma instituição desenvolvida para tratar de assuntos relacionados à educação em nosso país. Essa instituição foi criada no ano de 1930 durante o governo de Getúlio Vargas, no principio desenvolvia também atividades relacionadas a outros departamentos como saúde, esporte e meio ambiente. Somente no ano de 1932 que o MEC passou a ser uma instituição exclusivamente para a área da educação brasileira.

O Ministério da Educação tem como atribuições principais:

Uma das principais funções que se encarrega ao MEC é a responsabilidade de avaliar a politica nacional da educação, cuidar para que ocorra uma boa qualidade de ensino e estabelece a sequência de como deve ser aplica as fases no ensino brasileiro. Outra atribuição de extrema importância é a de prezar o cumprimento da legislação educacional, ou seja, assegurar que leis a respeito da educação venham a ser respeitada e cumprida pela sociedade de modo geral.

Além de todas essas atribuições básicas, o MEC também possui funções que se aplicam na parte pratica de suas reponsabilidades, como por exemplo:

• Atuações que dizem respeito ao espaço físico da escola;

• Disponibilidade de materiais didáticos;

• Alimentação dentro das escolas;

• Capacitação curricular dos professores;

• Transporte escolar;

• Implantação de tecnologias escolares;

• Aplicações de processos de qualidades, ou seja, realizam avaliações para avaliar o desempenho dos alunos nas escolas públicas;

• Política nacional de educação;

• Educação infantil;

• Educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;

• Avaliação, informação e pesquisa educacional;

• Pesquisa e extensão universitária;

• Assistência financeira a famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com