TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino Fundamental de Nove Anos

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

ATPS:

Metodologia do Ensino Fundamental de Nove Anos.

[pic 5]

Acadêmicas:

Elisete Camargo Victorino                  RA: 341401

Fabiana Domingues Vieira                  RA: 341414

Miriam Etiéte da Silva Rodrigues       RA: 341614

Suellen Medeiros Larice Rodrigues    RA: 344675        

Professora tutora presencial: Ione Maria Florenzano Gimenez.

Professora tutora a distância: Maria Madalena Lopes Cravo Roxo.

Professora tutora: Maria Clotilde Bastos.

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º Semestre

Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental.

Araçoiaba da Serra, SP

04/2013


Introdução:

      Ao elaborarmos essa pesquisa aprendemos a necessidade do Ensino Fundamental ser de nove anos pelo benefício que a criança recebe em permanecer mais tempo na escola, para isso melhorar a qualidade do ensino que hoje visa o seu desenvolvimento completo seja ele social profissional e também a sua autonomia, auxiliando assim a associação do conhecimento aprendido na escola, como utilizá-lo no seu cotidiano, mostrando ao aluno a importância da escola e seus saberes. O educador que trabalha no ensino fundamental precisa estar preparado para desenvolver os educandos não só para vida em sociedade. O interesse em profissões para o seu futuro profissional e por meio deste começar a desenvolver suas habilidades e competências, orientá-los sobre o uso das tecnologias para o mercado de trabalho e para a comunicação global. A participação dos pais e das organizações auxiliadoras tem um papel muito importante para a melhoria do ensino para a participação dos alunos atividades escolar.

“Sem a curiosidade que move que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.”

Paulo Freire

1ª - Estrutura e funcionamento do ensino de nove anos:

 O ENSINO FUNDAMENTAL

       Conforme a constituição de 1988 é dever do Estado garantir ensino obrigatório para todos. As constituições do Brasil fizeram referência aos problemas da educação, mas a constituição de 1967 foi a primeira a estabelecer a faixa etária, o ensino passa a ser dos 7 anos aos 14 anos para todas elas do ensino público e  gratuito.  Com oito anos de duração e para efeito de obrigatoriedade o primário corresponde ao ensino primário que corresponde ao primeiro grau, em 1988 na nova constituição o 1º grau passou a ser chamado de ensino fundamental seguido do ensino médio antigo 2ºgrau que é dever do Estado.

O Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 anos, na escola pública ou privada é iniciado aos 6 anos de idade que tem por objetivo a formação básica do cidadão.[..]”(Art.32 )da LDB Darci Ribeiro nº 9394/96.

       O Ensino Fundamental de 9 anos, um movimento mundial, adotado não só no Brasil, mas por vários países da América do Sul o adota. O Ensino Fundamental de 9 anos está fundamentado em pilares que é dividido em: aprender a ser, aprender a ensinar, aprender a conhecer, aprender a fazer, que ajuda no desenvolvimento pessoal, social e na ampliação do universo cultural do educando.

       No Ensino Fundamental podem existir escolas com formas diferentes de organização do período escolar, organizada por séries, outras em períodos semestrais e algumas em ciclos. (art. 23, lei nº 9394/96). Nesta forma de ensino a classificação do aluno será através do aproveitamento do educando na série anterior, ou pela transferência de outras escolas, para poder definir seu grau de desenvolvimento escolar.

.

Dentre os princípios do Ensino Fundamental de Nove Anos, vale destacar:

• Igualdade para o acesso e permanência na escola, torna o ensino mais agradável e reverter às condições desfavoráveis da escola.

• Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar os seus pensamentos a cultura a arte, a tolerar e respeitar a liberdade de escolhas do outro.

.• Para o educador pluralismo de idéias e concepções pedagógicas.

Calendário

• O calendário escolar deverá se adequar às comemorações locais e regionais inclusive aos problemas climáticos do local de ensino.

Finalidades da educação de nove anos:

• Pleno desenvolvimento do educando.

• Preparo para o exercício de cidadania.

• Qualificação para o trabalho.

      O ensino fundamental de nove anos tem como objetivo em sua organização a formação de alunos, politizados, tolerantes, livres de preconceito e racismo que sabem e respeitam a cultura e o conhecimento do outro, sendo preparado para as disputas do mercado de trabalho e a globalização das criações tecnológicas.

2ª - Finalidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos.

      O dois primeiro ano inicial do ensino fundamental tem como único objetivo alfabetização e letramento dos educando, mas o seu desenvolvimento global, auxiliando esse aluno a buscar sua autonomia e possibilitando o desenvolvimento de habilidades. Os educadores desses anos precisam estar atentos, pois alunos com 6 e 7 anos, assimilam conhecimento em jogos e brincadeiras serão suas melhores ferramentas para auxiliar o aprendizado dessas crianças. Planejar as aulas sempre de forma transdisciplinar e abordar a utilização daquele tema em outras disciplinas ampliando assim o aprendizado dos seus alunos. Se possível alfabetizar fazendo leitura de texto e auxiliar os alunos na compreensão do mesmo para que o letramento também aconteça simultaneamente. Mas é bom lembrar que os anos iniciais existem outras disciplinas de igual importância e cada uma delas deve ser trabalhada para que o aluno consiga se desenvolver, socializar-se e respeitar e aceitar as formas diferentes de pensar e agir do outro. O espaço físico da escola também deve ser observado e aproveitado para desenvolver atividades lúdicas e eventos sócio-culturais para aproximação e interesse dos pais e das crianças na escola, tornando a escola num ambiente também para diversão e socialização e não só como aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com