TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia O Ensino Fundamental

Exames: Organização E Metodologia O Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  7.016 Palavras (29 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 29

Anhanguera Educacional Taboão Da Serra

Anhanguera Educacional Taboão Da Serra

Curso: Pedagogia 5º Semestre – Sala 513

Disciplina: Organização e Metodologia o Ensino Fundamental

Professora: Claudia Morgado

Nome: Luci Andrade Da Silva Ra: 1142347040

Nome: Rosicler Vieira Da Silva Ra: 1158384524

Nome: Valquíria. A. Tavares Ra: 1140337780

Sumário

Resumo 4

O Conceito de Criança 5

O Conceito de Educação Infantil 5

O Conceito de Ensino Fundamental 6

Desenvolvimento 6

Questões a serem respondidas 8

Conceito de Interdisciplinaridade 10

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 12

Atividade para o 2º ano do Ensino Fundamental que envolve a interdisciplinaridade 19

Resumo: Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem da Leitura e Escrita. 21

Resumo: Dimensões da proposta pedagógica para o ensino da Linguagem Escrita em classes de crianças de seis anos: O Letramento. 21

Resumo: O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula. 22

Entrevista 24

Atividades de Alfabetização 26

Pesquisa: “A importância do brincar na infância” 28

Entrevista 2 29

Imagens da Escola 30

Bibliografia 32

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar por meio da análise das concepções de criança, infância e educação infantil, o papel social que a criança ocupa no processo educacional. Veremos também como o contexto deste estudo foi marcado pela mudança da forma de organização, da primeira fase do ensino fundamental, do sistema seriado para o regime de ciclos de aprendizagem, com a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos.

O Conceito de Criança

O Filosofo Nietzsche compreendeu que o conceito de Criança é ser livre. Pois segundo ele hoje em dia muitas pessoas vivem amarguradas, sem dar valor a vida e ignoram o que querem e o que sentem, e a solução para essas pessoas é seguir o exemplo das crianças. A criança é pura, espontânea, não guarda mágoas, vivem sem volúpia momentânea e não são necessários estudos profundos para saber que isso gera um resultado incrível, não só na saúde da pessoa/criança como também nos seus relacionamentos.

Com o passar do tempo o homem cresce e desenvolve características que começam sobrepor os valores e aspectos que antes eram comuns e tornavam sua vida mais fácil, não só no entendimento, mas também nos relacionamentos, absorção de conhecimento, vontade e etc...

A criança é um espírito livre, ela representa a superação dos valores morais e a criação de novos valores.

O Conceito de Educação Infantil

O texto usado como base para estudo nos sugere que o conceito de educação infantil é muito recente na realidade educacional brasileira, pois as crianças menores de seis anos adquiriram com a constituição de 1988 o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, existentes em seu bairro. Embora muitos municípios ainda não se organizaram para uma politica correta de projeto pedagógico que integram o cuidar, a educação, o desenvolvimento, a socialização e o brincar, significativos avanços da LDB/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) já ocorreram, como a oferta de educação para crianças com necessidades educativas especiais de zero a seis anos, em centros de educação infantil, com serviço de apoio especializado, desenvolvidos no ensino regular quando necessário.

Concluindo, a educação infantil no geral é uma situação educativa complexa, que exige uma análise lúcida e crítica dentro do contexto escolar, dos conteúdos propostos e das estratégias metodológicas que atendam as necessidades de desenvolvimento, de interação, comunicação, socialização e participação nas brincadeiras e atividades.

O Conceito de Ensino Fundamental

De uma forma geral e simples de explicar, o conceito de ensino fundamental foi criado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, em substituição ao antigo Primeiro Grau. O ensino fundamental primeiramente foi estabelecido com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito nas escolas públicas, para a formação básica para a cidadania, fazendo assim com que o aluno desenvolva a capacidade de aprender, tendo como meios básicos uma boa leitura, uma escrita exemplar e o domínio dos cálculos; A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores que a sociedade compartilha; desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista que o mesmo adquira conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e também o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Desenvolvimento

Em meio às mudanças e transformações pelas quais a sociedade atual passa, é importante ter o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com